A maioria das pessoas sofrem de dor no ombro em algum momento da sua vida, porque é uma doença muito comum. Hoje propomos uma série de exercícios simples de aquecimento, alongamento e fortalecimento muscular, que são muito úteis para o ombro.

Recomendamos que antes de começar com os exercícios para dor no ombro você tenha a supervisão do seu médico. Podemos agrupar os exercícios em três grupos:

Exercícios de Aquecimento: Sua função é fornecer movimento aos músculos e tendões antes de começar com outros exercícios. Trata-se de dobrar o corpo a partir da cintura até que o tronco esteja paralelo ao chão. Uma vez posicionado, deixe que o seu braço dolorido fique pendurado como um pêndulo e balance-o suavemente em pequenos círculos. Quando você perceber que o músculo está aquecido, você pode fazer círculos maiores.

Exercícios de Alongamento: São indicados para pessoas que têm dificuldade no momento de mover o braço em certas direções ou colocá-lo em algumas posições. Ajudam a mover o ombro com mais facilidade e sem dor.

Para este tipo de exercício Você deve colocar a mão do braço dolorido sobre o ombro oposto. Leve o cotovelo de baixo com a outra mão e empurre-o para cima com suavidade, até onde puder, sem sentir dor.

Outro exercício é se colocar em pé com o ombro que dói cerca de 80 centímetros da parede. Desta maneira, estenda o braço, coloque a ponta dos dedos sobre a parede e suba-os até onde for possível. Depois, aproxime-se um pouco mais da parede e veja se é possível subir um pouco mais alguns dedos. Trata-se de chegar a um ponto em que o braço se encontre estendido para cima, contra a parede.

Exercícios de Fortalecimento: Protegem os músculos do ombro das possíveis lesões. Para estes movimentos você precisará de pesos de 0,5-2-5 kg. Para executá-lo, deite de lado e mantenha o cotovelo junto ao corpo e dobrado em 90 graus. Em seguida, lentamente, levante a mão segurando o peso até que ela aponte para o teto, então a abaixe. Repita este exercício 15 vezes para que o ombro se fortaleça.