O ritmo da vida moderna, muitas vezes impede que prestemos a atenção necessária aos nossos corpos e aos alertas que este nos envia.

Este é o caso das dores musculares causadas por passar longas horas em frente ao computador, má postura, estresse no trabalho, tarefas domésticas, cuidar de crianças ou problemas econômicos e familiares. É comum, que após um longo dia notemos que o pescoço e os ombros acumulam muita tensão, o que provoca dor nesta área.

Por isso, é muito importante aprender a relaxar, assim como realizar a cada dia uma série de simples exercícios que nos permitirão eliminar a tensão e alongar os músculos do pescoço.

Ao exercitar o pescoço, estaremos ajudando o sangue a fluir para o cérebro, o que também nos ajuda a evitar uma série de dores de cabeça, audição e visão, assim como a fadiga. Os seguintes exercícios que combinam a respiração e suaves movimentos da cabeça e dos ombros nos ajudarão a não ter problemas e estar muito mais relaxados:

  • A primeira coisa a fazer antes de começar é relaxar os ombros. Inspiramos e levamos o queixo para frente para esticar os músculos na parte de trás do pescoço, ao mesmo tempo em que vamos soltando o ar. Então levamos a cabeça para o centro e dali para trás, sem forçar em nenhum momento. Mantemos por alguns instantes e retornamos ao centro. Pode ser repetido por cinco vezes.
  • Inspiramos e levamos a cabeça para a direita, levamos ao centro, inspiramos e levamos a cabeça para a esquerda, enquanto vamos soltando o ar de maneira suave. Também pode ser repetido por cinco vezes este exercício.
  • Inspiramos e levamos a orelha direita até o ombro direito. Relaxamos os ombros, enquanto levamos ao centro e levamos a orelha esquerda para o ombro esquerdo. Também é bom realizar este exercício cinco vezes.
  • Inspiramos e soltamos o ar, enquanto levamos o queixo e o pescoço para frente como se fossemos uma tartaruga. Mantenha essa posição por alguns instantes e depois volte para a posição normal. Realize cinco vezes.
  • Por último, tome ar e vá soltando, enquanto leva o queixo para frente, esticando os músculos do pescoço, até chegar à orelha direita no ombro direito. Desta posição, lentamente, leve o queixo para baixo e vá conduzindo até o ombro esquerdo com a orelha esquerda. Repita cinco vezes.