A vitamina B12 ou cobalamina, é uma vitamina solúvel em água pertencente ao grupo B, que como outras vitaminas ajuda o corpo a converter carboidratos em glicose, a qual se utiliza como combustível para produzir energia. Necessita-se de vitaminas do complexo B para manter uma boa pele, cabelo, olhos, fígado e sistema nervoso e pode ser encontrada em alimentos como presunto.

É uma vitamina importante para a manutenção das células nervosas saudáveis, e auxilia na produção de ADN e ARN, o material genético do organismo; esta vitamina trabalha em conjunto com a vitamina B9, ou ácido fólico, para ajudar as células vermelhas do sangue, e a produzir S-acetilmetionina, um composto envolvido na função imune e no estado de ânimo.

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Deficiências em Vitamina B12

É raro que os jovens tenham deficiência de vitamina B12, mas é normal em idosos, já que suas dietas não são tão saudáveis ​​ou porque possuem menos ácido do estômago, que o corpo precisa para absorver B12.

Os baixos níveis de vitamina B12 podem causar uma variedade de sintomas, incluindo fadiga, falta de ar, diarreia, sensação de nervosismo, dormência ou formigamento nos dedos das mãos e dos pés, e em casos graves causa danos nos nervos.

Pessoas Que Correm Risco de Deficiência de Vitamina B12

  • Vegans e vegetarianos que não comem laticínios ou ovos, porque a vitamina B12 encontra-se apenas em produtos de origem animal.
  • Pessoas com problemas de absorção de nutrientes, devido a condições, como a doença de Crohn, doença pancreática e cirurgias de perda de peso.
  • As pessoas infectadas com Helicobacter pylori, um organismo nos intestinos que pode causar uma úlcera.
  • As pessoas com algum distúrbio alimentar.
  • As pessoas com HIV.

Os alimentos mais ricos em vitamina B12 são provenientes de fontes de origem animal, como o presunto ibérico, as amêijoas, seguidas do fígado bovino, rins e peixes como sardinha e atum, e em menor quantidade as carnes, ovos e leite.

As pessoas vegetarianas que não comem produtos de origem animal podem encontrar alimentos como cereais enriquecidos, algas e leveduras, mas estes serão insuficientes para atender às necessidades diárias, e terão que recorrer aos suplementos. Para obter a maior absorção desta vitamina, é necessário ter altos níveis de cálcio.

Os Sintomas de Deficiência Por Vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 pode levar a anemia, se a deficiência é pequena, esta anemia será leve, mas à medida que piora pode provocar os seguintes sintomas:

• Fraqueza, cansaço ou tontura, taquicardia, respiração acelerada, palidez, dor na língua, a facilidade de aparecimento de hematomas e hemorragias, incluindo sangramento nas gengivas, dores de estômago e perda de peso e diarreia ou constipação.

• Se a deficiência não for corrigida, pode danificar as células nervosas e, se isso acontecer, os efeitos da deficiência de vitamina B12 podem incluir: dormência ou formigamento nos dedos das mãos e dos pés, dificuldade de caminhar, mudanças humor ou depressão, perda de memória, desorientação, e demência.

• Se a deficiência de vitamina B12 não é tratada em crianças, pode causar danos graves e permanentes ao sistema nervoso. As mulheres grávidas que seguem uma dieta vegetariana devem ser sujeitas a um controle médico.