Certamente você já encontrou a menção de ghee em receitas de culinária indiana ou alguma massagem terapêutica, mas sem entender exatamente a que este termo se refere.

Desta vez vamos conhecer um pouco mais sobre este alimento, que depois de mais de 2000 anos de uso tornou-se um ingrediente muito popular no sistema ayurvédico, tanto para alimentos, remédios, e para o Snehana ou massagem ayurvédica.

Ghee é um tipo de manteiga, que é submetido a um processo que remove a proteína e quase toda a gordura, pelo que é também conhecida como manteiga clarificada, possui uma consistência muito macia e mais líquida do que outras manteigas, além de ser muito mais saudável, o que ajudou a tornar-se um excelente substituto da margarina e de outros tipos de manteiga.

Ghee, Uma Manteiga Muito Especial

Benefícios de ghee para cuidados da pele

Aplicado topicamente, o ghee é um bom hidratante da pele e um tratamento recomendado para o tratamento de queimaduras, reduzir os efeitos do envelhecimento devido a seu conteúdo antioxidante.

Benefícios do Ghee

Em primeiro lugar, por ser livre de lactose o ghee é indicado para pessoas com intolerância à lactose e, portanto, pode perfeitamente ser utilizado em lugar de manteiga e de certos tipos de queijo.

Além disso, o alimento é altamente digerível e benéfico para a digestão, facilita a retenção de vitaminas e minerais em cada alimento que consumimos, enquanto o alto teor de ácido amino do ghee faz uma boa refeição para prevenir o câncer e reduzir o efeito estufa oxidante dos radicais livres, bem como o envelhecimento.

Mas um cuidado deve ser tomado se você tem colesterol alto, já que esta condição juntamente com as gorduras saturadas que compõem o ghee podem resultar em problemas cardíacos.

Um uso muito comum deste tipo de manteiga é para melhorar a visão, bastando uma aplicação tópica de ghee nos olhos para aguçar a visão ou melhorar a vista cansada.

Atenção para os seus efeitos negativos, como problemas de coração possíveis, ter níveis elevados de colesterol, a principal desvantagem que pode ocorrer com o consumo excessivo desta manteiga é o aumento de peso.