Como controlar os sentidos para reduzir a ansiedade?

Quando dizem “comendo com os olhos”, há muita verdade nessa expressão. Os sentidos, a fome e a ansiedade estão intimamente relacionados. Por isso, é interessante saber que tipo de fome você tem, para saber como controlar os sentidos e assim reduzir a ansiedade.

Os estímulos que envolvam os sentidos provocam reações em diferentes centros cerebrais que geram tanto a fome como desejo pela comida. Veja, o olfato, o paladar e o tato podem gerar uma grande tentação pela comida, por uma refeição ou um lanche específico.

Portanto, uma maneira de melhorar seu autocontrole e reduzir os seus desejos pela comida é saber que formas geram a fome excessiva em você.

Quais São os Tipos de Fome Que Podem Atacar Você?

Fome pela boca

Ansiedade e compulsão alimentar andam de mãos dadas. Quando você perde o controle do que você come, não tem horário para comer, ou come de forma descontrolada. Se você começar a ter consciência da mordida do alimento que você coloca em sua boca, sentir o gosto e mastigá-lo corretamente, você verá que essa ansiedade diminui. Saborear a comida lentamente é uma das maneiras de controlar a fome e ansiedade.

Fome pelo cheiro

Você pode estar a poucos metros de distância da cozinha e cheirar a comida preparada na hora. Isso gera uma série de reações orgânicas que podem gerar fome e a sensação de que você quer “comer de tudo”. Para evitar a compulsão alimentar, você pode tornar o sentido do olfato o seu parceiro para perder peso.

Para fazer isso, é importante sentir o cheiro da comida, fazendo isso várias vezes. Preste atenção aos alimentos que fazem parte desta refeição, e coma devagar saboreando-os.

Ansiedade por Comida? Como Tratá-la“.

Esta é a chave para não comer tanto, ou até mesmo para saber como controlar os sentidos e saber quais os alimentos deve escolher. Desta forma, você pode fazer refeições apetitosas, com um cheiro delicioso, para saboreá-las sem culpa.