A decisão está tomada. Conhecemos todos os males da nicotina e tomamos consciência de que é hora de deixar de fumar de uma vez por todas.

A questão é: quais os alimentos vão ajudar a reconstruir eficazmente o organismo sem sofrer os efeitos colaterais nem ganhar peso? A resposta reside principalmente em supermercados e nas casas de produtos naturais.

O corpo do ex-fumante vai ser livre das toxinas muito mais fácil se o ajudarmos com uma dieta que minimize os danos celulares.

Em geral, o tabagismo está associado aos maus hábitos alimentares, não apenas porque se pulam as refeições, mas porque os legumes e outros produtos saudáveis são muitas vezes incompatíveis com a fumaça do tabaco.

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Fibra Contra a Constipação

Alguns ex-fumantes experimentam no princípio uma desregulação intestinal. Podemos evitar a constipação consumindo, ao longo do dia, pequenas porções de cereais, legumes e verduras. Aqui está uma lista de produtos que vão fazer que o problema desapareça:

  • Legumes: lentilhas, feijão, grão de bico, soja, amendoim, alfafa.
  • Cereais: arroz integral, aveia, trigo, centeio, milho.
  • Verduras: beterraba, aspargo, acelga, cenoura, alho, alface, espinafre, pimentão, pepino.
  • Frutos secos: Nozes.

Antioxidantes

Um dos incentivos para deixar o cigarro é que a pele vai ficar muito mais brilhante e saudável ao deixar o tabaco. Este fenômeno ocorre em um curto espaço de tempo, já que deixamos de introduzir produtos químicos que estimulam a oxidação das células. Devemos buscar para ajudar o organismo a se recompor, alimentos que contenham as seguintes propriedades:

  • Provitamina A ou beta caroteno: se encontra em todos os vegetais e frutas alaranjadas, amarelas e vermelhas, como a abóbora, a cenoura, o tomate, a cereja, o morango; e os de cor verde, como espinafre, acelga, ervilha, melão e banana.
  • Minerais: encontramos zinco, cobre e selênio nos cereais, verduras, legumes, frutas, peixe e ovos.

Energia e Otimismo

O tabaco causa um efeito de aceleração que se leva maravilhosamente com a cafeína. No entanto, nesta nova etapa precisamos de bebidas que nos forneçam energia real, que estimulem os sentidos e diminuam a ansiedade. Vamos nos sentir renovados se incorporarmos a nossa rotina:

  • Água: o ideal dois litros diários.
  • Chá:chá verde é muito suave e possui uma grande oferta de vitaminas.
  • Leite: leite de soja e de origem animal, iogurte.
  • Caldo de legumes.
  • Sucos de frutas.

Estruturação da Dieta

Finalmente, recomendamos um plano de dieta de modo que nada falte e nada sobre. As propostas nutricionais variam de acordo com a idade e o peso de cada um, mas, em geral, requer uma programação de seis a sete refeições por dia, deve-se evitar o consumo de alimentos de fast food ou o excesso de doces.

Além da dieta, os exercícios, ajudam a oxigenar o organismo e evitar a acumulação de gordura.