O denominado tabagismo é a dependência de fumar, particularmente uma dependência de uma substância altamente viciante chamada nicotina. Além dessa droga, o cigarro contém mais de mil componentes que incluem formaldeído, alcatrão, monóxido de carbono, amoníaco, arsênico, etc. Estes não só aumentam os prejuízos em fumar, o que é desnecessário dizer, como levam a muitas consequências negativas para o organismo.

Apesar do estado de prazer experimentado pelo fumante com apenas uma tragada em seu cigarro, os riscos de saúde estão completamente descritos: diferentes tipos de câncer, doença pulmonar, dano fetal cardiovascular, circulatório, quando o consumo é feito por mulheres grávidas, etc. O consumo crônico de tabaco também prejudica o sono e repouso durante a noite. A nicotina é uma droga estimulante que altera o estado de vigília, e os fumantes têm mais dificuldade para dormir, ocorrem mudanças em diferentes estágios do sono, sofrem mais pesadelos e em casos extremos podem até sofrer tal dependência da nicotina, que precisam se levantar e fumar um cigarro à noite.

Outro problema frequente diretamente relacionado com o fumo é a apneia obstrutiva que, em si, é uma desordem do sono, que envolve o colapso das vias aéreas durante o sono, fazendo com que seja cortado o fluxo de ar para os pulmões. Para restaurar o ritmo da respiração normal, o sono precisa de uma excitação involuntária, com alteração posterior do ritmo normal de descanso, estes episódios são repetidos várias vezes durante a noite. A pessoa que experimenta cansaço durante o dia, e o desempenho pessoal e profissional cai significativamente.

O descanso melhora significativamente em pessoas que decidem abandonar o consumo de tabaco. É mostrado que, em 48 horas depois de deixar esse mau hábito, o corpo elimina completamente a nicotina descendo os níveis de monóxido de carbono. Quando você respira melhor, dorme melhor e elimina os problemas de insônia na fase inicial do sono. Parar de fumar age diretamente em nossa autoestima e a imagem que projetamos para os outros, aumentando, assim, o nosso pensamento positivo e esta atitude é um facilitador para dormir bem a noite toda.

Acompanhando esta fase com a aquisição de bons hábitos como comer bem, dormir melhor, fazer exercícios, de resto pode ser um conjunto perfeito para melhorar muito a nossa qualidade de vida.