O estresse tornou-se nosso companheiro de viagem, permanecendo conosco, inclusive, nos momentos pensados para o nosso tempo livre. O descanso e o relaxamento do corpo e da mente são hábitos de vida saudável que nos fornecerão a paz e o conforto que precisamos.

O ritmo frenético com o qual nos comprometemos a cada dia de nossas atividades diárias, seja no café da manhã, ir para o nosso trabalho, pegar as crianças na escola, fazer o almoço e jantar, prepare-se para os exames ou ir a um jantar ou reunião de trabalho, termina por alterar de tal forma o nosso sistema nervoso, que muitas vezes não estamos conscientes de quão prejudicial esta atitude pode ser para a nossa própria saúde a médio e longo prazo.

Vida Saudável: Descanso

A juventude, muitas vezes, nos impede de ver além dos perigos que podem ser determinados hábitos de vida para o nosso bem-estar, tanto físico como mental, até o momento em que nos ameaça uma doença, cujo tratamento é necessário o mais rápido e eficiência necessária no combate aos sintomas e proteger o nosso organismo. Embora não tenhamos conhecimento, um terço da nossa vida é dedicado a dormir as horas de sono que o nosso corpo e mente necessita a fim de nos recuperarmos do esforço e do ritmo acelerado a que nos submetemos durante todo o dia.

Por esta mesma razão, estas horas de sono desempenham um papel fundamental na nossa recuperação e reposição da energia investida no dia anterior. Se você não descansar as horas necessárias, terá que enfrentar o dia seguinte, mas sem a vitalidade carregada durante a noite. Quando o descanso não é correto, o corpo e a mente se ressentem muito. A coluna vertebral é uma das partes do corpo que mais demanda um descanso para hidratar-se, pois é a área que mais suporta o peso corporal e qualquer esforço empreendido nas atividades da nossa vida diária.

Esta falta de sono pode acabar afetando o desempenho dessas atividades, nossos relacionamentos com os outros, seja no trabalho ou com os nossos entes queridos, o nosso humor e estado de espírito, até o ponto em que reduz a nossa eficiência, produtividade ou, inclusive, causa acidentes desnecessários.

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Além de dormir as horas de sono adequadas, que para os adultos se situariam, conforme o caso, entre 7 e 8 horas, mais ou menos, tem que tentar encontrar um momento durante o dia para dedicar-se inteiramente a relaxar. Esta pequena fração de tempo será essencial.

Vida Saudável: Relaxamento

Para realizar a nossa própria sessão de relaxamento, em primeiro lugar é imprescindível encontrar um lugar que nos inspire paz e tranquilidade absolutas, ou seja, longe do barulho, da possível poluição e aglomeração de pessoas.

Depois de ter localizado o lugar ideal, você vai se deitar sobre uma superfície confortável ou sobre o colchão da sua cama, se tiver a oportunidade de fazê-lo.

Uma vez feito este último, deite-se de costas, com as mãos caídas e as pernas separadas, sem manter cruzada qualquer parte do nosso corpo para evitar esforços e que a energia possa fluir de forma natural. A nuca e o pescoço devem estar retos, boca fechada, mas sem pressionar os dentes, e os olhos fechados.

Realize respirações profundas, nas quais inala desde o abdômen para obter todo o ar limpo e fresco que necessitam os nossos pulmões. Este exercício de respiração você pode fazer mais confortavelmente sentado em uma cadeira com as costas retas. Coloque uma mão no peito e uma no estômago. Quando você inala, a sua mão colocada no estômago deve levantar, enquanto a outra tem de fazê-lo ligeiramente. Depois de inalar profundamente, expire pela boca.

Para criar um ambiente agradável, diminua o brilho da luz da sala ou se você está ao ar livre, busque a sombra de alguma árvore e um colchonete para realizar o exercício. Procure usar a roupa mais confortável possível e encontrar uma hora específica durante o dia para que o seu corpo se adapte a este novo hábito de vida saudável.

É conveniente a ausência de temperaturas extremas, para permanecer o mais confortável possível durante a sua sessão de relaxamento, que durará aproximadamente 15 a 20 minutos. Tente não acumular pensamentos na sua cabeça sobre o que você tem a fazer nas próximas horas, fuja das suas preocupações e leve a sua mente para um local de sonho que você gostaria de ir ou em um determinado momento que você gostaria de viver.

Quando você terminar a sessão, não se levante bruscamente, faça três respirações profundas, abra os olhos, estique os músculos e levante-se lentamente.

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O relaxamento nos fornece um maior nível de consciência, relaxa a nossa pressão arterial, melhora a nossa oxigenação, a nossa resistência ao estresse, capacidade de aprender, memorizar e se concentrar, e, é claro, tranquiliza o sistema nervoso e alivia o estresse.

Vida Saudável: Meditação

Por outro lado, a meditação também pode nos ajudar a combater o estresse acumulado em nosso organismo. Podemos meditar a qualquer hora do dia, sem gastar muito tempo nesta tarefa. Por exemplo, podemos fazer quando caminhamos, enfocando o aspecto físico de cada passo que damos, ou seja, apreciar cada pequeno detalhe como a brisa do vento acariciando o seu rosto ou a ponta do pé que toca o chão.

Além disso, você pode fazê-lo enquanto come, prestando a máxima atenção ao que você ingere, sem a distração da televisão ou do computador envolvidas. Coma devagar e se concentre em cada pequena mordida.

E você? O que você faz para adotar um estilo de vida saudável?