A calvície também conhecida como alopecia é um termo médico que descreve a perda parcial ou completa de cabelo.

A calvície é uma palavra mais coloquial que se refere à perda de cabelo, especialmente em homens, que tende a ser genético, mas a qual tem muitos outros fatores que influenciam que o puramente hereditário.

Com a idade, tanto os homens como as mulheres perdem a densidade do cabelo. Os homens desenvolvem uma calvície típica, que está associada com a presença de testosterona (hormônio masculino). Nas mulheres a calvície ou queda de cabelo é mais difusa. Normalmente, a perda de cabelo na calvície é gradual e limitada ao cabelo cabeça.

A calvície de tendência hereditária típica afeta 25% dos homens antes dos 30 anos e outros 50% antes dos 60 anos.

É preciso levar em conta que a média global é ter mais de 100.000 cabelos por pessoa e na calvície é possível perder 100 fios por dia.

Cada cabelo tem uma vida média de 4 a 5 anos, crescendo entre 1 a 2 cm por mês, depois cai. Aos 6 meses cresce um novo cabelo no mesmo lugar, mas na calvície existe uma perda do controle desta substituição e, portanto, a mesma é percebida. Em si não é uma perda de cabelo, mas sim a falta de saída do novo.

Causas da queda de cabelo:

- Alopecia areata

- Distúrbios hormonais (bócio, elevação de DHT)

- Quadro febril

- Idade da pessoa

- Doença sistêmica grave

- Estresse

- Excesso de vitamina A

- Herança familiar

- Lavagens excessivas

- Medicação para o câncer

- Nervosismo

- Queimaduras

- Radioterapia

- Tricolitomanía (tendência compulsiva de retirar os cabelos)

Quando as causas são secundárias (estresse, medicamentos, febre, etc.) o cabelo voltará ao seu nível quando cessar a causa.

Para a perda de cabelo hereditária ou calvície se utiliza minoxidil ou finasterida que são medicamentos usados para outros problemas e doenças, e observou-se que como um efeito colateral produzia excesso de cabelo. Este efeito secundário utilizado adequadamente no couro cabeludo tem um efeito benéfico em deter a calvície ou melhorá-la, dependendo de cada indivíduo.

Se o cabelo cai de forma rápida e sem causa aparente é preciso consultar o seu médico.

O seu médico irá realizar um estudo analítico geral e hormonal para verificar as possíveis causas primárias e não-hereditárias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Calvice