Embora o uso de drogas esteja associado aos jovens, a verdade é que a questão das drogas hoje em dia afeta qualquer perfil da sociedade. Atualmente você pode encontrar todos os tipos de drogas que produzem efeitos diferentes sobre o corpo, desde leves ou realmente sérios.

A seguir, vamos conhecer com mais detalhes as várias consequências, tanto físicas como mentais, que podem causar o consumo de diferentes drogas.

Consequências Físicas e Mentais do Uso de Drogas

Vício: O vício é uma das principais consequências quando se usa drogas e é o que faz com que a pessoa volte novamente e novamente a consumir esta substância, mesmo sabendo dos males que pode causar a sua saúde ou convívio social. O que acontece, é que as drogas causam uma sensação de prazer e fazem com que o cérebro queira repetir esse prazer. O vício pode chegar a tal ponto, que uma pessoa pode fazer qualquer coisa apenas para voltar a usar a substância.

Consequências Físicas e Mentais do Uso de Drogas

Problemas Cardíacos: O uso habitual de drogas pode causar problemas na função cardíaca normal. O abuso de drogas pode produzir ataques cardíacos, alterações na pressão arterial e outros problemas cardiovasculares graves.

Ansiedade e Problemas de Sono: Outra das principais consequências causadas pelo uso de drogas é um alto nível de ansiedade e problemas ligados à hora de dormir e ter um bom descanso. É perfeitamente normal para uma pessoa que usa cocaína ou maconha não ser capaz de dormir da maneira que deveria e sofrer um ataque de ansiedade ocasional.

Overdose: O uso de drogas é algo realmente perigoso para a saúde, tanto que pode levar uma pessoa a ter uma overdose que pode causar a morte, pois devido ao vício, o usuário passa a querer cada vez mais usar drogas. Em alguns casos isso pode causar overdose que pode levar a vômitos, dor de cabeça severa e até alucinações. A sobredosagem é uma das consequências mais perigosas do uso de drogas.

Leia também: "Como se Desintoxicar de Um Vício em Drogas".

Problemas Familiares e Sociais: O consumo em altas quantidades de determinadas substâncias, tais como a cocaína ou álcool pode causar graves problemas para uma família. No âmbito social uma pessoa viciada em drogas pode ter problemas em seu local de trabalho e em suas relações pessoais com os amigos. A pessoa que usa drogas muitas vezes entra em seu mundo e se esquece de se relacionar com os outros ou simplesmente perde o gosto de desfrutar da vida.

Problemas de Gravidez: O uso de drogas durante a gravidez pode fazer a mãe a dar à luz a um bebê prematuro ou que tenha alguns problemas de saúde e desenvolvimento. Diferentes estudos científicos mostram que tal abuso de substâncias nocivas para o corpo pode levar uma criança a ter diferentes dificuldades de aprendizagem ou problemas comportamentais no futuro.

Distúrbios Psicológicos: As drogas podem causar alguns transtornos muito graves e severos para uma pessoa, como no caso de paranoia, esquizofrenia ou outros distúrbios psicológicos. A mente de um usuário de drogas, é uma das partes do corpo que está sendo mais danificada pelo consumo de diferentes drogas, principalmente pelo ecstasy ou a cocaína.

Aqui estão algumas das consequências mais comuns do uso de drogas e os efeitos nocivos que podem ser tanto a nível físico como mental no corpo. É por isso que é aconselhável ficar longe dessas substâncias de todas as maneiras, sejam elas quais forem. No caso de drogas mais socialmente aceitas como o cigarro ou o álcool, é aconselhável também evitá-las ou tentar moderar, já que seu uso pode levar a experiências com outros tipos de drogas ilícitas.