O Shiatsu é uma terapia que pode ajudar a compensar os efeitos negativos do estresse sobre a saúde física e mental.

Como o estresse nos afeta?

Até o tempo da industrialização o ser humano se ajustava bem aos ritmos da natureza e as alterações do sistema nervoso não eram tão frequentes como agora. Nos dias atuais apareceram novas situações para as quais não fomos adaptados, causando um grande número de doenças e distúrbios como resposta.

Durante séculos o mecanismo de estresse nos ajudou a responder a situações perigosas, usando a luta ou fuga como resposta, estas duas ações transformam todas as substâncias secretadas pelo mecanismo de estresse, como adrenalina e trazem o equilíbrio de volta para o corpo.

Shiatsu: Os Benefícios De Uma Terapia Milenar Contra O Estresse

Leia também: "Os Efeitos do Estresse Sobre o Corpo".

Estamos passando por várias situações que provocam estresse em nosso ser, ativado como um congestionamento de carros que nos preocupa porque estamos atrasados para um compromisso, nossa preocupação em fazer face às despesas, a falta de tempo para passar com a nossa família ou de nós mesmos, etc., mas quando isso acontece, não nos serve a resposta, trazendo um acúmulo de tensão, tornando-se prejudicial para o nosso corpo e causando:

  • Erosão nas artérias por aumento da pressão arterial.
  • Aumento do colesterol em nosso corpo.
  • O envelhecimento precoce das nossas células.
  • Danos aos órgãos internos.
  • Doenças nervosas, como ansiedade ou depressão.

Como Shiatsu pode ajudar com o estresse?

O Shiatsu nos permite fazer uma pausa da nossa rotina diária e dedicar um espaço de tempo focado em nosso bem-estar. Em uma sessão de Shiatsu não há pressa, o terapeuta se junta ao padrão de respiração do paciente com a intenção de trazê-lo a normalidade e dedica especial atenção às zonas com bloqueio ou tensão.

A terapia Shiatsu não se concentra apenas nos sintomas, mas tenta ativar a resposta de auto-cura para melhorar a saúde e a resposta ao estresse.

Em um paciente com sintomas de estresse trabalharíamos as manifestações como tensão no pescoço, ombro e ansiedade, enquanto nós vamos tentar regular o sistema de meridianos e órgãos internos, a fim de que o paciente tenha mais energia e capacidade de se adaptar a situações que provocam estresse.

Os principais benefícios do shiatsu para o estresse são:

  • Equilibra a atividade do sistema nervoso, promovendo relaxamento.
  • Reduz a tensão muscular.
  • Estabiliza os distúrbios causados pela ansiedade.
  • Ajuda a regular os distúrbios do sono.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Aumenta o nível de endorfinas.

Como o Shiatsu equilibra a tensão muscular provocada pelo estresse:

Sobre o efeito de pressão: geralmente realizada com os polegares. Isto faz com que a circulação de sangue seja distribuída uniformemente por todo o corpo, nutrindo e oxigenando de uma maneira mais eficiente os tecidos e músculos, reduzindo a tensão muscular e o estresse.

Para o efeito de alongamento: para ajudar a restaurar a flexibilidade e uma maior oxigenação dos músculos.

Ao liberar o diafragma: resultando no relaxamento dos músculos envolvidos no processo respiratório e aumento da capacidade pulmonar.

Para o efeito sedativo do Shiatsu no sistema nervoso: o Shiatsu harmoniza o sistema nervoso, fazendo com que se dissipe o constante estado de alerta que provoca estresse, permitindo que os músculos relaxem.

Como ser mais conscientes dos efeitos do estresse com o Shiatsu:

Receber sessões regulares de Shiatsu nos ajuda a conhecer e entender como o estresse afeta o nosso corpo e nossa mente. Vamos detectar e reforçar as áreas que são mais vulneráveis em nosso corpo, evitando os efeitos do estresse que afetam nossos órgãos internos.

Com a ajuda de shiatsu pode se descobrir como a nossa atitude afeta nosso corpo e como podemos modificar vários aspectos de nossas vidas, para que possamos viver em harmonia com nosso meio ambiente.

Para conhecer outros benefícios da massagem Shiatsu, não deixe de ler também: "Os Benefícios da Massagem Shiatsu para a Saúde".