Um problema comum no sobrepeso. A retenção de líquidos é um dos problemas mais comuns em pessoas com obesidade. Por exemplo, é muito comum que a zona dos tornozelos e pés sejam afetadas por este problema, pois esse inchaço é normal da área. Mas existem medidas capazes de combater este problema.

Com o calor de verão é comum observar que o peso das pernas aumenta devido ao aumento da retenção de líquido. Isto pode ser refletido em áreas como os tornozelos, que incham com facilidade, especialmente em mulheres com tendência a acumular gordura em torno dos quadris e coxas.

Este efeito está diretamente relacionado com a circulação de retorno dos membros inferiores (pés e pernas), o que aumenta a retenção de líquidos, por isso vamos dar uma olhada em algumas dicas que irão nos ajudar a melhorar a nossa circulação e, assim, diminuir essa retenção de líquido que se acumula nos tornozelos, deixando-os inchados.

Como Evitar a Retenção de Líquidos nos Tornozelos

Dicas Para Evitar Inchaço dos Tornozelos

  • Beba dois litros de água por dia.
  • Coma os famosos "cinco pedaços de frutas e legumes" para que o potássio force o líquido a sair do seu corpo e modere o sal nos alimentos.
  • Tome algum suplemento como chás com um leve efeito diurético, um deles é o chá de java. Infusões com extratos de sementes de castanha, além de ter um leve efeito diurético, faz com que o sangue fique mais fluido e ajuda melhorar a circulação.
  • Evite saltos mais do que 3 ou 4 centímetros.
  • Caminhe pelo menos uma vez ao dia por meia hora com calçados esportivos em um ritmo acelerado.
  • Não usar calças muito apertadas nas pernas ou na cintura.
  • Coloque seus pés pelo menos 15 minutos por dia para cima (deitado na cama, por exemplo, com as pernas para cima contra a parede, formando um ângulo de 45 °).
  • Evite cruzar as pernas quando sentado.
  • Use cremes para as pernas com talho vassoura ou castanha em sua composição. Você deve aplicar diariamente, após o banho, sempre com uma massagem vigorosa de baixo para cima.

Você pode seguir todas essas dicas, mas lembre-se que uma dieta equilibrada é essencial para manter os líquidos estáveis em seu corpo, aumentando o funcionamento do seu corpo e assim seus rins irão trabalhar de forma mais eficiente.

Se ainda assim seus sintomas não passarem, lembre-se de procurar um médico, ele poderá tratar do seu problema com medicações ou indicar a terapia mais eficiente para o seu caso.