Os pais muitas vezes atormentandos por ver o bebê constantemente engasgando com o leite, não percebem que o que ele tem é chamado de refluxo

O Que é Refluxo?

É o retorno do conteúdo gástrico através do esôfago, na boca, ao invés de para baixo através do sistema digestivo. É um problema que acontece na maior parte das crianças com menos de um ano, é alarmante, porém a atenção é imprescindível.

Esta condição surge porque o anel inferior do músculo do esfíncter esofágico que permite a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago não está totalmente amadurecido e não tem a força para permanecer fechado. Em seus primeiros meses de vida os recém-nascidos são alimentados apenas com leite, quando alimentados precisam imediatamente expulsar e recorrem muitas vezes a esse líquido que produz acidez devido ao contato com o ácido do estômago que é responsável por iniciar a digestão de nutrientes. Quando o refluxo ocorre de forma consistente pode produzir lesões no esôfago, porque é uma parte do sistema digestivo que não está pronta para a passagem de substâncias ácidas. Pode causar raquitismo por falta de nutrientes necessários para o bebê.

Refluxo nos Bebês

Leia também: "Sintomas do Refluxo Gastroesofágico".

Em alguns casos, produz efeitos sobre a saúde e nutrição. Basta seguir as medidas preventivas contra eventuais efeitos negativos.

Como Ajudar

  • Fornecer alimentos em pequenas quantidades, a fim de evitar sobrecarregar o estômago e facilitar o trabalho do esfíncter inferior do esôfago.
  • Após a alimentação, o bebê deve ser colocado na vertical por 1 ou 2 horas, para ficar um pouco mais difícil voltar a comida.
  • Se o bebê já come mingau, preparar mais grosso.
  • Evite usar roupas apertadas ou colocar muita força, para não apertar seu estômago.
  • O refluxo desaparece na maioria dos casos entre 6 e 12 meses de idade, justamente quando os músculos do sistema digestivo começam a funcionar e fazer o seu trabalho. Se o problema persistir, consulte seu médico.