Atenolol pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como betabloqueadores.

Funciona bloqueando a ação de certas substâncias químicas naturais no corpo, como a epinefrina, no coração e vasos sanguíneos.

Esse efeito reduz o ritmo cardíaco, a pressão arterial e a tensão no coração.

Para Que Serve o Atenolol

O Atenolol é usado com ou sem outros medicamentos para tratar a hipertensão arterial.

Este medicamento também é usado para tratar a dor no peito (angina) e melhorar a sobrevivência após um ataque cardíaco.

Composição do Atenolol

Cada comprimido contém:

  • atenolol: 25 mg, 50 mg ou 100 mg
  • excipientes:dióxido de silício, laurilsulfato de sódio, amido pré-gelatinizado, carbonato de magnésio, gelatina, estearato de magnésio e água purificada)
Atenolol: Para Que Serve e Como Usar

Como Usar Atenolol

Tome esse medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente 1 a 2 vezes ao dia.

A dosagem é baseada na condição médica e resposta ao tratamento.

Contraindicações do Atenolol

O atenolol é contraindicado em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula deste medicamento e em casos de bradicardia, choque cardiogênico, hipotensão, acidose metabólica, distúrbios graves da circulação arterial periférica, bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau, síndrome do nodo sinusal, feocromocitoma não tratado, insuficiência cardíaca descompensada.

Efeitos Colaterais do Atenolol

Podem ocorrer tontura, cansaço e náusea. Se algum destes efeitos persistirem ou piorarem, informe o seu médico imediatamente.

Este medicamento pode reduzir o fluxo sanguíneo para as mãos e os pés, fazendo com que eles fiquem gelados. Fumar pode piorar esse efeito.

Informe imediatamente o seu médico se tiver quaisquer efeitos colaterais graves, incluindo: sintomas novos ou agravados de insuficiência cardíaca, batimento cardíaco muito lento, tonturas graves, desmaios, dificuldade em respirar, dedos azuis.

Essa não é uma lista completa dos possíveis efeitos colaterais, se notar qualquer sintoma diferente, consulte o seu médico.