Todos os dias utilizamos cremes e máscaras para cuidar da nossa pele, e muitas vezes não nos damos conta de que para ter uma boa aparência por fora, devemos nos manter saudáveis por dentro.

Por isso, é fundamental levar uma dieta saudável e equilibrada que nos forneça os nutrientes necessários e nos forneça energia e saúde.

Esta saúde interior será refletida no estado do nosso cabelo, unhas, rosto, e, claro, na nossa pele. Além disso, existem alguns alimentos específicos que ajudam a melhorar a aparência desta última, mantendo-a nutrida e saudável.

Aqui apresentamos uma seleção de 10 deles:

  • Cenoura: há anos que se diz que a cenoura promove o bronzeamento da pele graças ao seu alto nível de beta-caroteno, pigmento vegetal precursor da vitamina A. Assim, estimula a produção de melanina.
  • Morangos, framboesas, amoras e ameixas: por serem ricos em antioxidantes, reduzem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.
  • Peixe: espécies como o atum, salmão e truta são muito ricas em ácidos graxos ômega 3, promovendo a hidratação da pele. Reforça a cura de doenças inflamatórias da pele tais como psoríase, e no caso do atum, o seu conteúdo de selênio ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele macia e firme.
    10 Alimentos Para Nutrir A Pele
  • Frutas e vegetais: fontes de vitamina A, o que lhes dá uma forte ação antioxidante.
  • Tomate: junto com qualquer fruta ou vegetal amarelo, vermelho ou laranja, o tomate ajuda a retardar o envelhecimento da pele devido ao seu alto teor de vitamina A e licopeno, que estimula a produção de colágeno.
  • Azeite de oliva: também benéfico como uso externo para a pele seca, ajuda a nutrir e regenerar a pele por ser rico em vitamina E.
  • Chá verde: tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticancerígenas e antibióticas devido ao seu conteúdo de polifenóis. É ideal para manter a suavidade da pele, e aplicado em compressas ou algodão sobre os olhos, funciona como um descongestionante para as bolsas nos olhos.
  • Frutas cítricas: por serem ricas em vitamina C, são antioxidantes e previnem as rugas. Por exemplo, laranja, abacaxi, limão…
  • Carnes vermelhas: ajudam a curar as cicatrizes e melhoram a aparência da pele.
  • Ovos: por conter uma importante porcentagem de enxofre, protege os tecidos internos e promove a elasticidade.

Não se esqueça, por último, que uma pele hidratada começa por um corpo hidratado, por isso é altamente recomendável beber dois litros de água por dia. Os sucos naturais e as bebidas geladas também te ajudarão nesse sentido.