Independentemente da idade ou sexo, todos nós queremos ter uma pele saudável e bonita. A saúde da nossa pele não dependente unicamente dos produtos de beleza que usamos, como cremes ou loções. Existem opções naturais que você pode usar para tratar e cuidar da sua pele.

Em relação a saúde da nossa pele, um fato comprovado que talvez você pode já saiba, mas não dê tanta atenção, é a importância da sua alimentação. Como dizem, "você é o que você come"! Assim, a variedade de alimentos que você está comendo determinará a saúde da sua pele. Por isso, vamos conhecer quais alimentos você deve consumir para que possam cuidar da sua pele de diferentes maneiras, fazendo-a ficar bonita e saudável por mais tempo.

Alimentos e Nutrientes Essenciais para uma Pele Saudável e Bonita

Problemas de Pele Causados pela Falta de Nutrientes:

Primeiro vamos descobrir como sua pele diz que está com falta nutrientes e quais alimentos podem nos ajudar a repor essas vitaminas, minerais, gorduras e antioxidantes.

Rachaduras nos cantos da boca. Este sintoma pode ser um sinal de falta de ferro, zinco, deficiência de vitaminas B, ou que você não está recebendo proteína suficiente.

Para isso, você pode deve comer alimentos como peixes e frango, leite, queijo, iogurte para as suas necessidades de vitamina B. Alimentos como espinafre, sementes de linho, ovos irão aumentar suas necessidades de zinco, ferro e proteínas.

Acne. Isso pode ocorrer devido a uma possível deficiência de ômega-3, vitamina A e D. Para resolver esse problema, você pode aumentar sua ingestão de gorduras ômega-3, incluindo peixes, nozes, sementes de linho em sua dieta. A vitamina A é encontrada em vegetais de folhas verdes, cenoura, batata doce, enquanto a exposição ao sol, nos horários permitidos, é a melhor fonte de vitamina D.

Lábios pálidos. Os lábios pálidos podem ser um possível sintoma de deficiência de ferro. Você pode incluir alimentos como carne vermelha, espinafre, feijão e peixe para sua dose ideal de ferro. A falta de ferro no corpo pode causar anemia e outros problemas de saúde. Combine sua dieta rica em ferro com alimentos ricos em vitamina C para melhorar a absorção de ferro no corpo, para isso, coma mais frutas como laranjas, goiaba, mamão, morango e acerola.

Pele vermelha e erupção no rosto. Isso pode ser sinal de deficiência de biotina (vitamina B7). Nosso corpo precisa de biotina para metabolizar gorduras, carboidratos e aminoácidos, além de deixar os cabelos ​​e unhas saudáveis. A gema de ovo, frango, produtos lácteos, espinafre, couve-flor são algumas das fontes de vitamina B7.

Olhos inchados. Olhos inchados são possivelmente um sinal para a deficiência de iodo em uma pessoa. Embora o sal de mesa seja a fonte de iodo mais comum disponível, você pode incluir alimentos do mar em sua dieta, pois também são ricos em vários outros nutrientes. Aumentar sua ingestão de alimentos como peixe, iogurte, queijo e batatas. A falta de iodo pode causar problemas de desenvolvimento, problemas com a glândula tireoide e também a pele seca.

Leia também: "Rotina de Chuveiro Para Uma Pele Mais Saudável".

Nutrientes Essenciais para uma Pele Saudável:

Devemos manter nossa dieta diária sem que haja falta de nutrientes importantes e necessários para a nossa pele. Para evitar os problemas citados acima, vamos descobrir os nutrientes essenciais para uma pele saudável e quais suas fontes alimentares.

Vitamina C. Aumentar a ingestão de vitamina C na dieta pode contribuir significativamente para melhorar a saúde da pele e ajudar numa cicatrização mais rápida. Estudos têm demonstrado que a vitamina C está associada com uma melhor aparência da pele e menos rugas. As fontes mais ricas de vitamina C incluem goiaba, folhas verdes escuras, brócolis, couves de Bruxelas, kiwi e frutas cítricas. É importante lembrar que a vitamina C é sensível ao calor, por isso cozinhe levemente esses alimentos vegetais ou coma-os crus para maximizar seu benefício.

Vitamina A e E. A vitamina E é uma das principais vitaminas para a saúde da pele. Quando combinada com a vitamina A, a vitamina E pode até mesmo ser eficaz na prevenção de câncer de pele. Elas ajudam a combater os radicais livres causados ​​pela poluição, tabagismo, alimentos processados ​​e excesso de exposição solar que resulta em envelhecimento prematuro da pele. Fontes de alimentos ricos em vitamina A incluem cenoura, aspargos, pêssegos, couve, ovos, pimentões vermelhos e melão. Você pode consumir vitamina E de amêndoas, nozes, sementes de girassol, azeitonas, abacate e aveia.

Ômega-3. Bem, da próxima vez que você for às compras, certifique-se de colocar em seu carrinho de supermercado alimentos que são ricos em ômega-3 encontrados em alimentos como ovos, sardinhas, nozes, sementes de linho, sementes de chia, por exemplo. O ômega-3 ajuda a manter a camada superior externa da pele forte e livre de toxinas externas e poluentes. Também é responsável ​​pela reparação da pele, umidade e flexibilidade adequada.

Selênio. O selênio é um mineral responsável pela manutenção da firmeza e elasticidade da pele. Este mineral não só previne acne, mas também auxilia na prevenção de câncer de pele. O selênio promove a absorção de vitamina E, que resulta em pele brilhante e uma menor deterioração do colágeno da pele. Suas fontes são castanha do pará, nozes, atum, frutos do mar, ovos e arroz integral.

Zinco. Outro mineral essencial é o zinco, que ajuda a reparar o tecido danificado e cura as feridas. Ele também protege a pele dos raios UV prejudiciais do sol. Se sua pele é propensa à acne pode ser um sintoma de deficiência de zinco, pois este regula a produção de óleo na pele. Você pode encontrar zinco em alimentos como ostras, carne de frango, sementes de abóbora, cogumelos e grãos integrais.