Colágeno: Como Consumir E Alimentos Ricos Em Colágeno

Você pode reconhecê-lo como um ingrediente em sua loção corporal favorita ou talvez notado em certos suplementos. Mas o que é o colágeno e como você pode incorporá-lo em sua vida?

O colágeno é a proteína mais abundante em nossos corpos, especialmente o colágeno tipo 1. É encontrado em músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, sistema digestivo e tendões. É o que ajuda a dar a nossa pele força e elasticidade, juntamente com a substituição de células mortas da pele. Quando se trata de nossas articulações e tendões, em termos mais simples, é a "cola" que ajuda a manter o corpo junto.

A produção de colágeno do nosso corpo naturalmente começa a diminuir à medida que envelhecemos. Este processo degenerativo causa sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez da pele e dores articulares devido à cartilagem mais fraca ou diminuída.

Colágeno: Como Consumir e Alimentos Ricos em Colágeno

Outros fatores do estilo de vida como manter uma dieta rica em açúcar, fumar e ter altas quantidades de exposição ao sol também contribuem para o esgotamento dos níveis de colágeno. Além disso, deficiências nutricionais e problemas digestivos afetam a produção (síntese) de colágeno.

Leia também: "Colágeno: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Colágeno".

Alimentos Ricos em Colágeno:

Quando se trata de fontes de colágeno em nossa dieta, os principais alimentos são os ricos em proteínas, incluindo carne, frango, peixe e membranas da casca de ovo. Aqui está um pouco sobre essas fontes:

Colágeno bovino (vaca ou carne). O colágeno bovino provém, especificamente da sua pele, ossos e músculos, que são também uma fonte rica de glicina e prolina e, portanto, útil para a produção de creatina, para construção muscular e também ajuda o corpo a fazer seu próprio colágeno.

Colágeno de galinha. O tipo de colágeno mais abundante na galinha é o melhor para construção da cartilagem. Isso o torna benéfico para a saúde das articulações, especialmente porque esta fonte também fornece sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina, ambos têm efeitos antienvelhecimento. A maioria dos suplementos contendo colágeno geralmente usam colágeno de galinha.

Colágeno de peixe. Verificou-se que o colágeno derivado do peixe é facilmente absorvido e proporciona principalmente aminoácidos como glicina, prolina e hidroxiprolina. Consumir mais colágeno dos peixes está associado com benefícios para as articulações, pele, órgãos vitais, vasos sanguíneos e ossos. Além disso, a hidroxiprolina é necessária para a estabilidade do colágeno e é produzida modificando aminoácidos de prolina normais após a construção da cadeia de colágeno. Esta reação também requer vitamina C (para ajudar na adição de oxigênio), por isso, os melhores suplementos de colágeno, têm também vitamina C em sua formulação.

Colágeno de membrana da casca de ovo. O colágeno do ovo, encontrado na casca desse alimento, contém principalmente colágeno tipo 1. Ele fornece sulfato de glucosamina, sulfato de condroitina, ácido hialurônico e vários aminoácidos que têm benefícios para a construção de tecido conjuntivo, cicatrização de feridas, construção de massa muscular e redução da dor e rigidez.

Como Consumir Colágeno:

As principais maneiras de consumir mais colágeno incluem:

  • Consumindo o verdadeiro caldo de osso.
  • Usando proteína de caldo ósseo em receitas. Você pode usá-lo em vários tipos de receitas.
  • Tomando suplementos de colágeno.
  • Manter uma dieta saudável que ajude a aumentar a absorção do colágeno que você consome e evitar sua degradação.

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