Um esfoliante é de grande utilidade para hidratar a pele e eliminar as células mortas, prevenir o envelhecimento prematuro da pele, tratar a hiperpigmentação ou os poros obstruídos. No entanto, no momento de realizar essa parte essencial de nossa limpeza facial, devemos levar em conta o tipo de pele que vamos tratar.

Os esfoliantes naturais limpam a pele de qualquer impureza externa, evitando problemas de pele como descamação, vermelhidão, erupções cutâneas, inflamação ou agravamento da derme. Esfoliando a pele conseguiremos evitar o envelhecimento prematuro da nossa derme, porque manteremos saudável a camada protetora da pele contra os agentes externos.

Como Escolher o Esfoliante para cada Tipo de Pele

Por meio desse tipo de tratamento estético, é possível eliminar certos patógenos que, permanecendo próximos das mucosas, como nariz, boca ou olhos, poderiam gerar doenças. Graças à esfoliação, além de prevenir estes últimos, podemos melhorar os casos de acne, produzir mais colágeno para a pele e evitar abscessos que sejam dolorosos. No entanto, temos que distinguir cada tipo de pele, se queremos aplicar um esfoliante e obter um resultado eficaz.

Dicas Para Escolher o Esfoliante Para Cada Tipo de Pele

Esfoliante para Pele Normal

Quando falamos de normal nos referimos a um tipo de pele que é suave ao toque, apresenta um tom uniforme, seus poros são pouco visíveis e não mostra nenhum imperfeição aparente, dado que as células produzem uma quantidade adequada de elementos que manter uma correta hidratação e, consequentemente, uma barreira protetora adequada contra as ameaças de agentes externos.

Escolher o esfoliante neste caso, passa por optar por ingredientes naturais, como a farinha de aveia. Podemos comprá-la em pó ou flocos em lojas dietéticas. Para preparar o nosso tratamento, apenas temos que misturar a farinha de aveia com água para conseguir uma textura que seja espessa. Em seguida, podemos aplicá-la na pele, fazendo pequenos círculos de maneira suave.

Posteriormente, enxaguamos com abundante água e tonificamos com um creme hidratante.

Esfoliante para Pele Seca

A pele seca é um tipo de pele com falta de lipídios e que se distingue pelo seu toque áspero. Para lhe oferecer a hidratação que merece, temos que escolher esfoliantes feitos à base de ingredientes naturais para mostrar uma pele mais brilhante.

Um bom exemplo disso encontramos representado em um esfoliante de açúcar e azeite. Para prepará-lo, precisamos de quatro colheres de sopa de açúcar grosso, duas colheres de sopa de azeite de oliva e 10 gotas de óleo essencial de lavanda (para dar um exemplo). Todos esses ingredientes, vamos misturar em uma tigela, começando com o açúcar. Vamos aplicar a mistura em todo o corpo, deixamos agir por alguns minutos e enxaguamos com água morna. Será ideal para eliminar as células mortas da pele, especialmente as dos pés.

Outro tratamento que podemos seguir é a base de coco e açúcar mascavo. Para isso, precisamos de meia xícara de óleo de coco, meia xícara de açúcar mascavo e meia colher de extrato de baunilha. Como no caso anterior, vamos misturar todos os ingredientes e aplicá-los como uma massagem em todo o corpo. Seria ideal fazer movimentos suaves para que o esfoliante natural penetre de forma mais adequada na nossa pele.

Leia também: "Hidratantes Caseiros – Cremes Caseiros Para a Pele Seca".

Outro, igualmente interessante, seria à base de meia xícara de sal de grão grosso, 1/3 xícara de óleo de jojoba, amêndoa ou coco para hidratar, uma colher de lavanda seca e 16 gotas de óleo essencial de lavanda. Primeiro temos que misturar o sal com o óleo de jojoba ou de coco e, posteriormente, adicionar o restante dos ingredientes. Depois, vamos aplicar no corpo, deixar agir por alguns minutos e enxaguar com água morna. Além de obter uma pele mais perfumada, você poderá obter um brilho incrível.

Esfoliante para Pele Oleosa

A pele oleosa, por outro lado, distingue-se do resto pela sua maior espessura, dilatação dos poros e excesso de secreção sebácea. Quanto à sua aparência, resulta oleosa, úmida e brilhante, caracterizada pela presença de cravos ou espinhas.

No caso da pele oleosa, é conveniente fazer esfoliações semanais para eliminar toda a oleosidade e evitar o aparecimento de acne.

Um esfoliante ideal para a pele oleosa encontramos representado no sal do Himalaia. É rico em minerais, sendo de utilidade para nutrir as camadas mais profundas e cicatrizar. Outra opção é um esfoliantes caseiro à base de café, que ajudará a eliminar as células mortas da pele e as impurezas. Para esfoliar o rosto, você pode misturar duas colheres de café, uma colher de chá de óleo de amêndoas e uma colher de açúcar. Você pode aplicá-lo em seu rosto dando suaves massagens circulares e retirar com água morna. Em seguida, seque e aplique um creme hidratante.

Leia também: "Erros Que Cometemos no Cuidado Com a Pele Oleosa".

Outro grande esfoliante é a base de arroz branco ou integral, dado que libera a pele de toxinas. Para prepará-lo, vamos pegar um copo de arroz e bater para obter uma textura em pó. Para retirar os grãos que sobram, vamos peneirar. Este pó você colocará em um recipiente e adicionará três colheres de sopa de água mineral e seis gotas de óleo de coco. Posteriormente, misture bem até obter uma solução homogênea. Você pode aplicá-la com massagens circulares.

Esfoliante para Pele Mista

A pele mista pode ser considerada como uma das mais complicadas no momento de cuidar, dado que combina áreas gordurosas com outras mais secas. A chamada Zona T, ou seja, aquela formada pela testa, nariz e queixo, é onde mais se apreciam os sinais de uma pele oleosa. Por outro lado, a parte externa desta área do rosto, como poderia ser, por exemplo, o couro cabeludo, mãos ou pés, é a seção mais seca.

Para esfoliar essa parte da pele, podemos elaborar uma máscara caseira à base de aveia e limão. Vamos precisar de três colheres de sopa de aveia, um copo de água quente e suco de meio limão. Em seguida, vamos colocar a farinha de aveia em uma xícara, adicionar a água quente até criar uma pasta e, pouco a pouco, vamos adicionando o suco de limão. Quando, uma vez misturada, obtivermos uma pasta homogênea, aplicaremos sobre o rosto limpo para agir durante 20 minutos.

Para peles mistas também podemos esfoliar com uma máscara à base de iogurte e pepino, que nos ajudará a prevenir o ressecamento e evitar a formação de brilhos na pele. Para prepará-la, apenas temos que pegar meio pepino e cortá-los em cubos, colocar no copo do liquidificador e misturar até obtermos uma textura de purê. Mais tarde, vamos espalhar sobre o rosto e deixar agir por alguns minutos. Retiramos com água morna.

Leia também: "Dez Cuidados Com a Pele".

Esfoliante para Pele Sensível

As pessoas com pele sensível sofrem sintomas como formigamento, calor, ardência ou aperto, acompanhados em alguns casos de vermelhidão. Para tratar este tipo de pele, podemos recorrer a um esfoliante caseiro à base de ¼ xícara de aloe e ½ colher de sopa de açúcar mascavo. Então, vamos misturar todos os ingredientes e aplicaremos sobre o rosto. Suavemente, você deve tentar esfregar, evitando a área dos olhos. Não podemos esquecer que esta parte da pele é muito mais delicada do que outras áreas, por isso devemos ter especial cuidado no momento de usar este esfoliante.

Por outro lado, também podemos recorrer a um remédio natural que consiste em duas colheres de sopa de mel e ¼ xícara de farinha de aveia. Para iniciar a preparação, você poderá triturar com a ajuda de um liquidificador a aveia durante alguns segundos, para que permaneça em fragmentos menores (não a queremos em pó).

Posteriormente, em um recipiente, vamos misturar esses dois ingredientes até obtermos uma pasta, aplicaremos no rosto e vamos realizá-lo sob a forma de uma massagem. Vamos retirar este tratamento com água morna.

Para mais informações, recomendamos a leitura do nosso artigo "Esfoliante Caseiro Para os Lábios".

O que você acha do esfoliante escolhido para cada tipo de pele? Se você conhece algum outro, ficaremos felizes em conhecer!