Muitas pessoas nos perguntam se existe uma dieta que retarda o envelhecimento. A realidade é que o envelhecimento é algo que não podemos escapar, mas graças a uma boa alimentação, sim, podemos retardar os seus efeitos. Se você estiver interessado em aprender mais sobre uma dieta para ser eternamente jovem, continue a leitura. Em Saúde Dicas te damos conselhos para se alimentar bem e fazer com que a velhice não chegue antes do que você esperava.

Quem não estaria disposto a tentar qualquer coisa para não envelhecer? Por alguma razão, todos nós temos medo da velhice, embora seja algo que não podemos evitar, é claro, se é que chegamos a viver muitos anos. Se te dessem hoje a fórmula para ser sempre jovem, temos certeza de que não recusaria. Ninguém faria isso! A juventude é um tesouro que não queremos perder. No entanto, temos que ser realistas. Cedo ou tarde, todos, absolutamente todos, vamos chegar a envelhecer. O envelhecimento é um processo que não podemos evitar, mas que, sim, podemos atrasar. Você sabe como? Através da alimentação.

Existe Alguma Dieta Para Retardar o Envelhecimento?

E embora não exista uma dieta antienvelhecimento por si só, o que comemos está diretamente relacionado com a saúde que podemos conservar ao longo dos anos. Nos Estados Unidos, para dar um exemplo, 90% das pessoas não comem a quantidade de frutas e verduras que são ideais para uma saúde ótima. Isso resulta em números alarmantes: 80% das pessoas acima de 65 anos sofrem de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, câncer e problemas cardiovasculares.

Independentemente do país onde você se encontra, existe algo que é um fato: para ter uma saúde de dez pontos, você deve comer pelo menos nove porções (quatro xícaras e meia) de vegetais e frutas por dia. Aposte pelas cores no seu prato e verá como melhora a sua qualidade de vida: sua pressão arterial, e diminui suas possibilidades de doenças cardíacas, de desenvolver câncer e problemas digestivos.

Para um exemplo: um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ), fala sobre como a dieta mediterrânea que é rica em verduras, frutas, peixes, vinho, nozes e azeite de oliva é a dieta ideal. Aqueles que seguem esta dieta têm 9% menos probabilidades de sofrer uma morte causada por uma doença cardíaca, 6% menos probabilidades de morrer de câncer e 13% menos probabilidades de sofrer a doença de Alzheimer. Por outro lado, no Japão, onde a dieta é rica em peixes, a expectativa de vida é de 81 anos, em comparação com 67 anos no resto do mundo. Você não acha que o que eles comem tem algo a ver? Claro que sim! O segredo está em grande parte na alimentação.

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O Que Comer Para Tornar Mais Lento o Processo de Envelhecimento:

Como mencionamos antes, você não deve deixar de comer frutas e verduras. A razão? Estão cheias de nutrientes, antioxidantes, são baixas em calorias, te ajudam a manter um peso saudável e te protegem contra as doenças cardíacas. E como se isso não bastasse também protegem o seu cérebro contra a demência e a perda de memória.

Para permanecer jovem, você deve convidar o rei dos animais saudáveis para a sua mesa: o peixe. É rico em ácido ômega-3, por isso é ideal para a saúde do coração e também para evitar a perda de memória.

Cereais integrais: não têm muitas calorias e em vez disso, te fazem se sentir cheio (a) ou satisfeito (a). Além disso, os grãos integrais são super nutritivos e ajudam a prevenir à diabetes 2 e as doenças cardiovasculares.

Nozes: embora tenham muitas calorias, também são carregadas de gordura insaturada, ou seja, a gordura que é boa para o seu organismo e protege o seu coração.

Vinho: ocasionalmente, um copo de vinho tem sido demonstrado ter efeitos benéficos na saúde do coração.

Se você gosta de chocolate escuro, temos boas notícias. Quando se consome com moderação, o chocolate escuro resulta ser eficaz para manter uma pressão arterial normal e aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos.

Se você incorporar esses alimentos em sua dieta, nós te garantimos que você gozará de uma boa saúde. Para complementar sua dieta saudável e envelhecer mais lentamente e melhor, não se esqueça de incluir o exercício diário. Comer bem e se manter ativo (a) são os principais fatores no momento de lutar contra o envelhecimento. Se você se alimenta bem, a idade é apenas um número. Você sempre se verá bem e se sentirá muito bem.