Se nós mulheres nos cuidamos indo para a academia e fazendo atividade física para nos mantermos na linha e em boa forma, então, por que não fazê-lo também com o rosto? Esta parte do corpo também sofre a perda de tonicidade e começa a envelhecer rapidamente, se não fizermos nada a respeito. Então, para reverter esse problema de maneira fácil e no conforto de casa, você pode fazer alguns exercícios para ajudam o rosto a manter o seu tônus e prevenir as rugas.

Por incrível que pareça, o rosto também precisa se exercitar e por isso existe a ginástica facial, concebida como uma técnica de trabalho muscular para o rosto com exercícios que combinam fisioterapia e ioga. Sua prática ajuda a manter a juventude das características faciais, liberar a tensão, conseguir relaxar o corpo e, proporcionando um bem-estar imediato na pessoa.

Estresse no rosto:

É possível corrigir, tonificar, revitalizar e desbloquear o estresse acumulado no rosto mediante a ginástica facial. Todos os desconfortos e dores que se acumulam nesta área e seus arredores como as cervicais, pescoço ou até a mandíbula são resultado do estresse, obrigações, e ritmo de vida elevado. As tensões não apenas se acumulam e manifestam em nosso corpo, também o fazem em nosso rosto, que começa a se ver endurecido nas expressões cotidianas e por sua vez apresenta seus músculos enfraquecidos. Por conseguinte, é importante também este trabalho na área para suavizar as expressões. Desta maneira, se exercitam esses músculos e se evita o aparecimento das temidas rugas, linhas de expressão ou famosos pés-de-galinha.

Ginástica Facial Para Tonificar Rosto

A ginástica é muito benéfica, já que fortalecem os músculos do rosto, combate à queda da tensão facial e redefine o seu rosto. Também melhora a circulação sanguínea e elimina o aspecto cansado, diminuindo as olheiras, rugas e, finalmente, recuperando o frescor da pele. Entre os resultados se observa que reduz a tensão nos ombros, mandíbula e área ocular, descansa o olhar e resupera o brilho dos olhos.

Exercícios faciais:

Como acontece com qualquer exercício, para conseguir bons resultados, é preciso praticar exercícios diariamente. O ideal é realizá-los durante a noite para relaxar a tensão acumulada ao longo do dia.

Você começa mantendo a postura correta. Diante de um espelho, mantenha as costas retas e os ombros ligeiramente para trás, respirando profundamente. A frequência é a cada dois dias para tornar os exercícios parte de uma rotina de cuidado para a pele.

1. O riso: rir enquanto se repetem as vogais durante 2 minutos serve para levantar o pescoço e afirmar ângulo da boca. É preciso articular completamente uma série de vogais, enquanto sorri. Repita, pelo menos, três vezes.

2. Fazer boca de peixe: durante 3 minutos sugue as bochechas até que seus lábios formem um oito (imite uma boca de peixe) e mantenha essa posição por 10 segundos. Repita o exercício 20 vezes para tonificar as bochechas e os lábios, e suavizar a parte inferior do rosto.

3. Fazer pressão: aperte seus lábios até que toquem nos dentes, aplique um pouco de pressão e estique-os o máximo possível. Mantenha a pressão por 20 segundos antes de relaxar todos os músculos. Isto ajuda a evitar a queda da pele em torno dos lábios.

4. O beijo: Coloque os lábios em posição de dar um beijo e mantenha essa posição por 30 segundos. Também é possível fazer colocando dois dedos sobre os lábios para aplicar pressão e, assim, fortalecer ainda mais os músculos ao redor da boca, enquanto se afirma os lábios e suaviza as linhas finas e rugas ao redor da boca.

Os quatro exercícios são muito fáceis e ideais para praticar a qualquer momento e em qualquer lugar. Recomenda-se praticá-los duas vezes por semana em épocas de estresse e repetindo até três vezes cada exercício, para manter o rosto relaxado e livre das tensões que saturam o músculo e causam rugas e perda de tonicidade​​.