Os lábios costumam se desidratar com frequência, dado que estão expostos a uma variedade de fatores externos, como o clima ou a própria contaminação. Você sabia que existem óleos para os lábios que nos ajudarão a hidratá-los de um modo eficaz? Vamos falar com mais detalhes sobre isso nas próximas linhas.

A luz do sol, as baixas temperaturas, o consumo de bebidas quentes ou, inclusive, a própria maquiagem ou saliva quando passamos a língua de maneira repetitiva sobre eles são alguns dos elementos que tendem a rachar e ressecar nossos lábios de maneira considerável.

Melhores Óleos Naturais para Hidratar os Lábios

Os óleos essenciais podem se tornar um aliado perfeito para hidratar os lábios. Em geral, são aplicados como massagens, com movimentos circulares e são deixados em repouso para que penetrem e possam ser absorvidas todas as suas propriedades, restaurando o equilíbrio de hidratação e textura. Estes óleos, além de nos permitir alcançar uma pele mais saudável, a suavizam e, inclusive, ajudam a combater os principais sinais de envelhecimento.

Óleos Naturais Para Hidratar e Proteger os Lábios

Azeite de Oliva

Começamos a nossa lista com este óleo para lábios, que além de reparar os tecidos danificados da pele, ajudará a tratar os lábios rachados e/ou queimados, assim como hidratá-los e umedecê-los. Se, ao mesmo tempo, você combinar esse tipo de óleo com açúcar, poderá esfoliar, clarear e eliminar a presença de células mortas.

Além de obter lábios com mais brilho e maciez, o azeite de oliva atuará como protetor contra a fumaça do cigarro, a própria saliva ou o vento.

Você poderá melhorar os efeitos deste óleo sobre os seus lábios se combiná-lo com óleo de amêndoas ou de abacate. Para aplicá-lo, você só tem que derramar algumas gotas e massagear a área. Embora após os primeiros 20 minutos você possa retirá-lo dos seus lábios, recomendamos que você o disponha sobre os mesmos durante toda a noite.

Quando tiver terminado, enxágue os lábios e passe um creme sobre eles. Você também pode misturar o azeite de oliva com um pouco de mel e deixar atuar durante a noite toda. No dia seguinte, você poderá retirar, umedecendo com água morna.

Leia também: "Benefícios do Azeite de Oliva Para a Pele e o Cabelo".

Óleo de Coco

Outro dos óleos para lábios que não faltar é este que contém ácidos graxos emolientes, antioxidantes e com vitamina E. Os emolientes são absorvidos pela pele com muita facilidade, ajudando a mantê-la hidratada durante um maior número de horas.

Graças à vitamina E e seu efeito antioxidante, evitaremos que os lábios se rachem com facilidade. Não seria insignificante misturar este óleo com o azeite de oliva para melhorar suas propriedades benéficas. A vitamina E é de grande utilidade para curar herpes labial e aqueles que se mostram mais rachados. E, é que, essa vitamina atua como um hidratante labial, combatendo os efeitos do ressecamento. O uso habitual desta sobre os lábios, ajudará a prevenir a erupção de herpes labial, proporcionando assim um maior alívio da sensação de ardência.

Semente de Rosa Mosqueta

Estamos diante de um dos melhores óleos para combater o envelhecimento da pele. Aumenta a elastina e o colágeno que nossa pele precisa para se mostrar mais firme. Ao mesmo tempo, ajuda a promover a descoloração dos lábios, tudo isso sem mencionar que os protegerá da luz solar, queimaduras e reduz as cicatrizes.

Este óleo contém uma elevada percentagem de ácidos graxos essenciais, por isso ajudará a manter os nossos lábios perfeitamente hidratados. Além disso, graças às suas propriedades adstringentes ajudará a acelerar o processo de cicatrização de queimaduras e cicatrizes.

Podemos misturar algumas gotas de óleo de rosa mosqueta com outras tantas de óleo de coco. Para elaborar o nosso bálsamo labial, também podemos fundir este óleo com um pouco de manteiga ou gel de aloe vera.

Leia também: "Como Usar o Óleo de Rosa Mosqueta".

Óleo Essencial de Jasmim

Outro óleo que nos ajudará a hidratar os lábios é o óleo essencial de jasmim. Graças às suas propriedades antissépticas, analgésicas e carminativas, é um aliado perfeito para os lábios secos e irritados, sendo usado para tratar a presença de possíveis cicatrizes e outras marcas.

Possui um grande poder sedativo, por isso proporcionará efeito sedativo. Você pode aplicar este óleo como uma massagem três ou quatro vezes por dia.

Óleo de Amêndoas

Existem óleos para lábios, como o óleo de amêndoas, que nos oferecem o poder hidratante que precisamos para combater o ressecamento labial. Para aplicá-lo, podemos embeber um disco de algodão em água quente e aplicá-lo sobre os lábios exercendo uma ligeira pressão sobre os mesmos.

Desta forma, você poderá suavizar a pele morta e fazer com que se desprenda dos lábios com mais facilidade. Uma vez feito isso, você poderá espalhar algumas gotas de óleo de amêndoas doces com uma leve massagem. Em seguida, esfregue os lábios suavemente, usando para isso um guardanapo ou um tecido para retirar as pequenas peles mortas e aplique outra camada de óleo. Quando este último estiver completamente absorvido, você poderá maquiar a sua boca com o batom habitual.

Leia também: "Esfoliante de Lábios Natural Com Açúcar Mascavo".

Açúcar e Óleo

Outra opção interessante é misturar óleo de amêndoas ou azeite de oliva com açúcar para obter um efeito esfoliante sobre os lábios secos. Uma vez feito isso, vamos espalhar o composto sobre os lábios, realizando uma massagem circular para eliminar todas as células mortas.

Passados alguns minutos, retiramos a mistura com abundante água morna e finalizamos o processo adicionando algumas gotas de azeite de oliva para hidratar a boca ao máximo. Você pode substituir este óleo por vaselina ou por óleo de coco.

O que você acha desses óleos para os lábios? Você conhece algum outro?

Para conhecer outros esfoliantes caseiros para os lábios, não deixe de conferir o nosso artigo "Esfoliante Caseiro Para os Lábios".

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.