O Que É a Pectina?

A pectina é uma fibra natural que é encontrada nas paredes celulares das plantas e atinge concentrações elevadas nas peles das frutas. É altamente solúvel em água e liga-se com ácidos de açúcares e de frutas, de modo a formar um gel. Assim, quando adicionamos a geléias caseiras, engrossar naturalmente nossas conservas, adicionando menos açúcar e é muito importante para diminuir o tempo de cozimento, o que significa que a nossa geleia manterá muito mais o sabor de frutas frescas.

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A adição de pectina para substituir um método de fervura prolongado, pode chegar até a 50% em relação a geleia com a mesma quantidade de frutas, desde o esgotamento desta é muito menos importante. Mas, com certeza você deve estar se perguntando: se a pectina já está no fruto, por que devemos adicionar mais? Bem, principalmente porque ela não está presente em toda a fruta em grandes quantidades e também a sua proporção depende fortemente, do estado de maturação da fruta, porque quanto mais madura, menor é a quantidade de pectina que a fruta possui.

Pectina: O Que É e Para Que Serve?

Como dissemos antes, além do açúcar, a pectina também reage com o ácido do fruto para formar um gel, e, como a acidez não é a mesma em todas as variedades, é conveniente adicionar o suco de limão as frutas quando se está cozinhando, porque se a quantidade de ácido é baixa o que acontece é que a pectina não funciona de forma eficaz.

Tipos de Frutas e Suas Pectinas

É importante saber, antes de preparar as compotas de fruta se a variedade que se usa tem uma grande quantidade de pectina ou baixa. Assim, de acordo com esses valores, vamos classificar as frutas em três grupos, sendo conveniente, se queremos fazê-lo de uma única variedade, ou seja, o que encontramos e se você deve adicionar pectina líquida ou em pó para engrossar.

Frutas Com Muita Pectina

Principalmente maçãs, mas também limões, laranjas, tangerinas, mirtilo, groselhas, uvas e marmelos, etc.

Frutas Com Pectina Média

Maçãs muito maduras, amoras, cerejas, toranja, figos, peras, abacaxi e laranjas muito doces.

Frutas Com Baixa Pectina

Pêssegos, damascos, nectarinas, morangos e framboesas, você deve sempre adicionar pectina se quer uma geleia espessa.

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Como Fazer a Nossa Própria Pectina da Maçã

Você pode fazer em casa e congelar em porções. É uma preparação muito simples a partir de maçãs, que tem uma grande quantidade. Encontre maçãs verdes, cerca de um quilo de maçãs lavadas com pele e sementes e as coloque para cozinhar em um litro e um quarto de litro de água.

Depois de cozido, coe o preparo em um recipiente através de uma peneira onde você coloca um dreno de gaze, ou um pano de algodão e deixe drenando este purê durante a noite. No dia seguinte, você terá um líquido gelatinoso de pectina de maçã caseiro, que como dissemos pode ser congelado em porções. A proporção utilizada será a de 150 ml para cada dois quilos de frutas.

Você pode fazer conserva de fruta caseira com o pó de pectina comprado em farmácias, drogarias ou lojas especialistas em produtos de confeitaria. É um produto caro, que normalmente é vendido a granel, mas compensa o resultado e porque pequenas quantidades são necessárias.

Para usá-lo, uma vez que você irá esmagar a fruta no meio da cozedura, polvilhe uma colher de chá de pectina por quilo e meio de frutas e continue cozinhando até engrossar. Polvilhe sobre a fruta cozida, como quando fazemos decorações com açúcar de confeiteiro.

Para Que Serve a Pectina

A pectina é considerada por muitos especialistas como um tipo de fibra, e sua função é idêntica a esta, pode não adicionar todos os nutrientes ao nosso organismo, mas é responsável pela remoção de resíduos e toxinas encontradas em nosso corpo. Assim, a pectina é uma boa aliada para manter nosso corpo em perfeito estado.

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Para que a pectina aja em nosso organismo e seus efeitos sejam notados você deve comer todos os dias. Alguns deles são de cor laranja, maçã, uvas, castanha, marmelo...

Como muitas geleias contêm pectina e é adicionada artificialmente a partir da polpa de laranjas e maçãs. Seja como for, deve ser um hábito regular em nossa dieta.