A clindamicina é um antibiótico que atua impedindo o crescimento de bactérias.

Para Que Serve a Clindamicina

Esse medicamento é usado para tratar infecção vaginal bacterina. Esse medicamento é apenas de uso vaginal.

Composição da Clindamicina

Cada g de creme vaginal contém:

  • fosfato de clindamicina: 26,386 mg (equivalente a 20 mg de clindamicina)
  • excipiente: propilenoglicol, ácido esteárico, álcool cetoestearílico, álcool cetoestearílico, etoxilado, oleato de decila, petrolato líquido, edetato dissódico di-hidratado, simeticona, álcool benzílico, polissorbato 80, água purificada.

Como Usar a Clindamicina

Leia a bula do medicamento para obter instruções sobre o uso correto da pomada e qualquer dúvida consulte o seu médico.

Clindamicina: Para Que Serve e Como Usar

Lave as mãos antes e depois de cada aplicação. Evite o contato da pomada com os olhos e qualquer contato, lave imediatamente com água. Contate o seu médico se a irritação nos olhos persistir.

Para usar esse medicamento, encha o aplicador com a pomada de acordo com as instruções. Insira o aplicador na vagina e pressione o êmbolo para liberar a pomada.

Use essa pomada uma vez por dia antes de dormir, ou conforme indicado pelo seu médico. Para evitar que a pomada vaze da vagina, deite o mais rápido possível. Faça o tratamento completo, mesmo que os sintomas melhorem.

Contraindicações da Clindamicina

Clindamicina não é indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes desse medicamento. É também contraindicado a pacientes com histórico de enterites regionais, colites ulcerativas ou em história de colite associada a antibióticos

Efeitos Colaterais da Clindamicina

Podem ocorrer uma diarreia leve ou dor de estômago. Contate o seu médico se notar uma alteração no corrimento vaginal, manchas brancas na boca ou outro sintoma novo.

Informe seu médico se algum desses efeitos colaterais menos frequentes ocorrerem: dor ao urinar, dor na lombar, problemas menstruais, sangramento vaginal anormal.

Essa não é uma lista completa de todos os possíveis efeitos colaterais, se notar qualquer sintoma diferente contate o seu médico.