Com um pouco de paciência e dedicação, podemos preparar em casa um bom vinagre de maçã. É necessário apenas maçãs, água e uma garrafa de bom tamanho.

Receita de Vinagre de Maçã Caseiro

Você vai precisar de 1,5 kg de maçãs doces, saudáveis, sem inchaços e hematomas.

Como Fazer Vinagre de Maçã

Extraia o suco da polpa das maçãs sem pele em um extrator.

Preparar o Mosto

Para fazer o suco, coloque um litro de suco de maçã em um frasco de vidro de boca larga enchendo pela metade para permitir fermentação. Cubra com um plástico ou celofane para evitar a entrada de oxigênio, porém que permita que os gases de fermentação possam se expandir.

Como Fazer Vinagre de Maçã Caseiro

Coloque o frasco em um lugar escuro, (em um armário por exemplo) durante 4 a 6 semanas a uma temperatura entre 18 º a 20 º C, adicionando pequenos pedacinhos de maçã para acelerar a fermentação.

A fermentação dependerá da doçura do fruto e, se as maçãs são ácidas deve ser adicionado algum açúcar (uma colher de chá), lembre-se que quanto mais açúcar, mais álcool.

Eliminação de Mosto

Após 4 a 6 semanas de fermentação, o líquido é transferido para outro recipiente, tomando cuidado para não passar a borra do fundo (banco). Este sedimento é o que indica que o vinagre está no ponto e este banco é descartado. Os pedaços de maçã são guardados para a transferência do líquido.

Conversão do Mosto em Vinagre de Maçã

Agora que temos o nosso vinagre em outro recipiente, vamos colocá-lo em um lugar quente, ou perto do fogão ou aquecedor, ou em uma janela onde o sol bata por três dias, em repouso completo e bem coberto com um pano limpo.

Depois de três dias, mova para um lugar escuro, e mantenha o recipiente a uma temperatura cerca de 20 º C constantemente, evite mudanças bruscas de temperatura e exposição à luz solar direta, misture um pouco o vinagre para oxigenação (uma vez por dia), tomando cuidado para que não se rompa ou mergulhe a camada de nata que aparece na superfície para que não morram as bactérias da fermentação que se formam.

O processo de conversão em vinagre, demora entre um e dois meses, lembrando-se que quanto maior quantidade de oxigênio, o vinagre será produzido mais rapidamente.

Quando se tornou o vinagre, é filtrado e engarrafado em recipientes de vidro escuro ao abrigo da luz solar para não estragá-lo. O vinagre resultante de maçã é puro, sem produtos químicos, com todas as suas propriedades medicinais.

Uma vez que este vinagre é natural, sem conservantes, deve ser mantido refrigerado. Se não for refrigerado, aparece na superfície uma camada que parece uma seda, o que não significa que ele tenha estragado, mas não é agradável de ver e fica difícil de usar.

Os pedaços de maçã foram depositados na primeira etapa, se tornaram "mães" que servirão para a próxima fermentação.

Se estiver também "forte" indica que o álcool é demasiado elevado. Da próxima vez, vamos colocar menos açúcar ao suco ou diluir o suco com água em partes iguais. Sugere-se anotar cuidadosamente as quantidades de suco de maçã, açúcar, temperatura, etc., para repetir ou modificar qualquer parte do processo.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.