"Os alimentos fornecem ao nosso organismo os nutrientes e vitaminas necessários para o seu bom funcionamento, assim como possuem propriedades que muito úteis na prevenção e combate de diversas condições que podem afetar a nossa saúde. Hoje vamos falar sobre os alimentos adequados para favorecer a digestão e evitar as doenças que afetam o nosso sistema digestivo."

Comer de forma saudável pode ajudar a prevenir alguns distúrbios alimentares como a digestão lenta, prisão de ventre, intestino irritável ou azia. Para isso existem muitos alimentos que ajudam na digestão e que não devem faltar no nosso consumo diário.

Alguns alimentos têm propriedades medicinais, por isso, são recomendados para combater problemas digestivos, principalmente os alimentos que contenham bastante fibra. Entre eles estão:

  • A fruta é sempre incluída em uma dieta saudável. Elas possuem muita fibra solúvel, que facilita o movimento do intestino e previne gases. Também fornecem um grande número de nutrientes para o corpo. Por exemplo, as ameixas são boas para aliviar a prisão de ventre, as bananas são adequadas para quem sofre de diarreia, o abacaxi ajuda o processo de digestão e além disso as frutas com casca são ótimas para o intestino irritado. Sucos de frutas também são recomendados.
  • As verduras contêm grande quantidade de fibras solúveis e vitaminas. Saladas e purês de legumes promovem evacuações. Por exemplo, espinafre facilita a digestão. Para manter melhor suas propriedades é recomendado cozinhá-lo no vapor.
  • Os legumes sem amido, tais como cenouras, devido ao seu conteúdo de vitamina C. São ideais para a reparação das membranas do sistema digestivo.
  • Os frutos secos se consumidos com moderação também são adequados, uma vez que fornecem a vitamina E, que melhora a condição da mucosa intestinal e vitamina B para promover a digestão.
  • O iogurte tem benefícios interessantes no caso de desenvolver problemas de intestino irritado. Outros produtos lácteos como requeijão ou queijo também são recomendados, pois são facilmente digeridos. Além disso, comer queijo na sobremesa ajuda a promover o processo digestivo.
  • Os peixes como sardinha, arenque, cavala e atum são ricos em ácidos graxos essenciais, que ajudam na digestão de alimentos.
  • Outros alimentos adequados para promover a digestão são arroz, pão, massas e chás.