Ansiedade sobre o alimento pode ser um risco não apenas para o surgimento da obesidade, mas também para a saúde. Então, se você está de dieta e sente que está muito ansioso para comer, é importante saber como tratá-la e aprender algumas dicas que podem ajudar a reduzir a ansiedade. O nervosismo e o estresse diário podem gerar ansiedade por comida e isso pode levar ao sobrepeso. Por outro lado, esta mesma ansiedade leva uma pessoa a se envolver na dieta, gradualmente abandonada. Esta, por sua vez, aumenta sua frustração, e gera mais ansiedade. Este círculo deve ser cortado e, portanto, é importante saber como tratar.

Dicas Para Reduzir a Ansiedade Por Comida

  • Se você sente ansiedade saia para uma caminhada. Os passeios vão te deixar longe dos alimentos e produzir hormônios de prazer que ajudam a reduzir a ansiedade.
  • Coloque na porta da sua geladeira uma nota em que você tenha escrito a sua meta a atingir, como perder peso. Toda vez que você abrir, verá que seu objetivo é refletido e comerá menos.
  • Não compre alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados, como biscoitos, salgadinhos, etc. Ajuste suas compras, apenas indicando a dieta.
  • Se a ansiedade apertar, coma frutas, legumes, iogurte desnatado ou queijo. Estes alimentos são pobres em calorias e proporcionam sensação de saciedade.
    Ansiedade Por Comida: Como Tratá-la
  • Planeje as suas refeições diárias, impeça possíveis tentações.
  • Evite falar sobre alimentos e dietas o tempo todo, isso só vai fazer você se lembrar da vontade de comer.
  • Mantenha sua mente ocupada. Enquanto você está ocupado, se concentra e não quer comer.
  • Evite comer na frente da televisão ou do computador, pois você perde a noção do que come.
  • Todas estas dicas podem ser úteis na redução da ansiedade por comer. Mas se você sentir que está fora de controle, verifique com um médico que é especializado para encontrar a verdadeira causa da ansiedade e tratá-la.