A estação do outono está relacionada com o elemento de metal. Nesta época do ano, as energias começam a minguar no interior do nosso corpo, nas folhas das árvores a energia é dirigida para as raízes, os dias são mais curtos. O outono é a estação da colheita.

Então, vamos dizer quais alimentos são mais adequados para esta temporada de outono, em que as nossas forças estão alinhadas.

Se queremos corresponder-nos com a energia da natureza, esta estação é a melhor época para direcionar a energia para dentro (como as folhas das árvores), escolher e consumir mais alimentos que geram calor, que concentrem e forneçam força interior. É também um bom momento para fazer trabalhos menos ativos e extrovertidos. Recomendamos que você dê muita importância ao descanso físico, por exemplo, concentrando-se na leitura, fazendo meditação

O que acontece na Temporada de outono?

O outono é a época do ano em que devemos nutrir e fortalecer os pulmões, além do intestino grosso, que são órgãos relacionados com esta estação. Podemos observar frequentemente que esta época do outono como é a primeira mudança de temperaturas, traz consigo a chegada de gripes e resfriados, devido à falta de preparação energética para esses meses. Em geral, esta estação de outono recomenda uma dieta à base de energia neutra, temperada e com um aumento nas proteínas, com óleos vegetais e cereais, nos darão um “abrigo” totalmente natural necessário para esta época.

As Melhores Dietas para a Temporada de Outono

Os melhores alimentos para este outono

Os cereais integrais e em particular o arroz em todas as suas classes, além de quinoa e aveia. Também massas integrais.

Dentro dos vegetais, devemos nos concentrar nos brancos, cebola, gengibre, alho, couve-flor… Que tonificam as energias dos pulmões, e os vegetais de raiz podem ser nabos, erva-doce… Sem mencionar as folhas verdes tão importantes para o nosso organismo.

Leguminosas: grão de bico, lentilha, soja, feijão azuki.

  • Sopas reforçantes, quentes e de consistência mais densa, especialmente de vegetais redondos (cebola, couve de bruxelas, abóbora…) você pode incluir algas, e algum tipo de legume.
  • Nesta época devemos aumentar a quantidade de alimentos com alto valor proteico, como frango, peru ou ovos, além de proteína de origem vegetal. Tofu, seitan…
  • Sementes oleaginosas, ingerir nozes, amêndoas, sementes de gergelim, e finalmente todos aqueles que são ricos em calorias saudáveis e óleos vegetais.
  • Aumentar a dose de fruta é sempre bom, mas coma mais peras e maçãs.
  • Use sal marinho.
  • Utilize para suas refeições os guisados, os cozidos, os fervidos… Com cozimento muito mais lento.
  • Evite o consumo de leite e seus derivados. Eles produzem muco. Assim como o excesso de alimentos crus energicamente muito frios.