"A fermentação é um processo que era muito utilizado pelos nossos antepassados e com que a industrialização dos alimentos foi sendo deixado de lado, o que não é bom para a nossa saúde. A fermentação permite que as bactérias boas que o nosso organismo necessita para funcionar adequadamente permaneçam nos alimentos e nos proporcionem muitos benefícios."

Os alimentos fermentados começaram a desaparecer de nossas dietas. Os picles e os chucrutes modernos são feitos com vinagre em vez do método tradicional de lacto-fermentação com sal.

O pão e as massas são feitos com fermento comercial, em vez de ser naturalmente fermentados com fermento natural – massa de mãe. O vinho, a cerveja e o queijo são pasteurizados, por isso matam todas as bactérias boas, que tão desesperadamente são necessárias para manter a saúde.

Existem muitas vantagens de voltar às formas tradicionais de nossos antepassados, e comer mais alimentos fermentados, como as seguintes:

  • Alimentos fermentados melhoram a digestão, é como digeri-los parcialmente antes de consumi-los.
  • Alimentos fermentados restauram o equilíbrio de bactérias no intestino, especialmente benéfico se você sofre de intolerância à lactose, intolerância ao glúten, constipação, síndrome do intestino irritável, infecções por fungos, alergias e asma, os quais estão relacionados com a falta de bactérias benéficas no intestino.
  • Os alimentos crus, fermentados são ricos em enzimas, e o corpo necessita das enzimas para digerir adequadamente, absorver e fazer uso pleno de sua alimentação. À medida que se envelhece, o fornecimento de enzimas diminui no corpo, e você precisa substituí-los para desfrutar de uma vida mais longa e saudável.
  • A fermentação dos alimentos, na verdade, aumenta o teor em vitaminas; os produtos lácteos fermentados revelam um aumento do nível de ácido fólico, que é crítico para a produção de bebês saudáveis assim como a piridoxina, riboflavina, vitamina B e biotina dependendo das estirpes de bactérias presentes.
  • Comer alimentos fermentados, ajuda a absorver os nutrientes que você está consumindo; ajuda a melhorar a digestão e melhora a absorção.
  • A fermentação dos alimentos ajuda a conservar por longos períodos de tempo; o kefir e o iogurte duram muito mais tempo. O chucrute e os picles vão se manter por vários meses. E se você tem um lote enorme de produtos em seu jardim que você não sabe como usar – é fermentar!
  • A fermentação é de baixo custo, e melhora o sabor dos alimentos.