Você é o que você come, por isso não é de estranhar que os alimentos possam melhorar o humor, graças a certas substâncias que têm o poder de ativar os hormônios corretos no cérebro.

Neste artigo vamos resumir os 10 alimentos, suas propriedades e substâncias que podem te ajudar a se sentir melhor emocionalmente.

  • Chocolate
  • O chocolate pode ter um efeito imediato sobre o humor. Diversas investigações comprovaram que os efeitos mais poderosos, neste sentido, são oferecidos pelo chocolate preto com cacau, com pelo menos 70% de cacau.

  • Mexilhões
  • Os mexilhões devem ser parte de uma dieta saudável. Por seu alto teor de iodo regula o humor ajudando a glândula tireoide, enquanto que a vitamina B12 ajuda a fortalecer as células cerebrais.

  • Coco
  • Esta fruta possui triglicérides de cadeia média, são gorduras saudáveis que promovem a saúde do cérebro e alimentam o bom humor. É aconselhável comer o fruto, na polpa se encontram esses nutrientes.

  • Iogurte grego
  • É um alimento rico em cálcio, inclusive mais do que o leite. Além de fortalecer os ossos, o cálcio regula os neurotransmissores e promove a felicidade.

  • Mel
  • O mel ajuda a reduzir a inflamação, mas também é rico em quercetina e kaempferol, substâncias que ajudam a prevenir a depressão.

  • Tomate com azeite de oliva
  • Os tomates quando ingeridos com azeite de oliva são muito benéficos, esta fruta é rica em antioxidantes (licopeno) e o azeite de oliva ajuda na absorção dos mesmos. Ajuda na desinflamação do cérebro por isso também é um alimento chave em uma dieta de bom humor.

  • Ovos
  • Os ovos ajudam a manter os níveis de energia, possuem triptofano, um composto encontrado na clara do ovo e ao ser cozidos contribuem para a produção de serotonina e da melatonina, os hormônios que melhoram o humor e ajudam a dormir bem.

  • Chá Verde
  • Não possui tanta cafeína como o café, e também possui antioxidantes capazes de melhorar o humor e fornecer energia durante períodos mais longos de tempo.

  • Lentilhas
  • É um alimento rico em folato, quando esta substância é escassa no organismo se tem uma predisposição à depressão.

  • Salmão

É uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, mas também possui a vitamina B12, que ajuda na produção de serotonina, tornando-o um dos melhores alimentos para melhorar o humor.

Para mais informações, não deixe de conferir a leitura do artigo “10 Alimentos Para Nutrir A Pele“.