Alguns dias atrás, lhe ofereceríamos nessas mesmas linhas algumas dicas que devemos levar em conta na hora de realizar exercício físico. Já comentamos uma série de orientações que devem ser seguidas para evitar que esta prática tão saudável se converta em algo contraproducente para a nossa saúde.

E a prática de exercício físico de forma regular, e uma dieta balanceada são os dois pilares para desfrutar de uma boa saúde e proteger contra muitas doenças. Realizar pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia, nos proporciona um elevado número de benefícios para a saúde: ajuda-nos a manter a forma e evitar problemas de peso, permite regular os níveis de estresse e ansiedade, fortalece e tonifica os músculos, melhora a coordenação motora e, em termos gerais, mantém uma melhor saúde.

No entanto, o ideal antes de realizar qualquer tipo de exercício, é consultar o nosso médico ou especialista de medicina esportiva, que é quem melhor poderá aconselhar sobre o tipo de exercício ou esporte que é mais conveniente para nossas condições, idade, saúde e estado de forma.

Se você vai realizar um exercício intenso, deve tomar algumas precauções e seguir uma série de recomendações para não sofrer nenhum tipo de acidente, especialmente do tipo vascular, já que este tipo de exercício tem um risco mais elevado do que com a prática de exercício moderado.

Dicas Antes de Realizar Exercício Físico Intenso

Quando uma pessoa quer se preparar para realizar um esforço intenso, como no caso de uma maratona, deve ser levado em conta se é a primeira vez que a pessoa realiza um exercício deste tipo, ou se já levou anos realizando esta prática. Em ambos os casos, você tem que tentar evitar qualquer problema de saúde.

Você tem que conhecer os fatores de risco dessas pessoas: hipertensão, diabetes, excesso de peso ou colesterol. Qualquer pessoa que tenha qualquer um desses fatores não deve realizar qualquer exercício intenso.

Se você é uma pessoa que está partindo do zero, antes deve se submeter a um teste de esforço, um exame físico e uma revisão dos fatores de risco acima. Além disso, antes de realizar um exercício intenso, é necessária uma preparação física prévia de 2 – 6 meses. Também é importante na hora de planejar os treinos que seja feito um eco cardiograma e uma análise completa.

Se a pessoa já realizou exercícios intensos e, portanto, já se submeteu aos testes acima, também é possível realizar um estudo da capacidade funcional aeróbica no momento atual com o objetivo de melhorar ou corrigir aspectos específicos e incorretos no treinamento.

Levando em conta todas essas recomendações, você terá garantias suficientes de que pode realizar o exercício intenso, sem incorrer em um risco significativo para a saúde. Dito isto, devemos ter em mente que o exercício intenso sempre envolve algum risco, por isso é sempre aconselhável o exercício moderado, já que não tem tantos riscos como os esforços intensos.