Não há dúvida de que ter uma dieta saudável e praticar exercício físico de forma regular são os dois pilares básicos para manter um bom estado de saúde e prevenir o aparecimento de um grande número de doenças.

Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias traz uma série de benefícios para o nosso organismo.

Realizar exercício ou praticar algum esporte ajudará a nos mantermos sempre em forma, nos encontrarmos melhor com nós mesmos, evitar problemas de excesso de peso. Além disso, ajuda a regular os níveis de estresse, fortalecer e tonificar os músculos e melhorar a coordenação motora.

Neste sentido, um dos melhores exercícios aeróbicos que existe é correr. Uma atividade já praticada há milhares de anos pelos nossos antepassados; em muitos casos era essencial para a sua sobrevivência.

No entanto, atualmente corremos para melhorar o nosso estado físico, ganhar motivação ou mostrar um corpo mais bonito. Mas a realidade é que temos dificuldade para adquirir o hábito de correr, apesar dos benefícios que oferece para a nossa saúde.

Embora seja o esporte mais econômico que podemos praticar (apenas é necessário um par de tênis e começar a mover as pernas), geralmente nos dá muita preguiça de correr e geralmente nos cansamos rapidamente. Para nos motivar podemos optar por levar música ou correr com alguma companhia, desta maneira nossas corridas serão muito mais divertidas.

Dicas Para Correr Bem

Claro que, se estamos há algum tempo sem praticar exercício e não estamos em forma, é importante começar devagar, já que ainda não estamos prontos para começar uma corrida. Podemos escolher por começar andando a um bom ritmo por cerca de meia hora por dia. Depois de um par de semanas, podemos realizar exercícios que exigem mais esforço, como o ciclismo.

Mais tarde, já estaremos preparados para intercalar a caminhada e a corrida, sempre em pequenas doses para ir acostumando o nosso corpo e o coração.

Pouco a pouco vamos perceber que temos mais resistência e poderemos realizar a corrida por mais vezes. Sim, é importante seguir algumas dicas para correr bem:

  • Utilize sempre um bom calçado. Com isso não queremos dizer que você tem que comprar um modelo de calçado caro, mas sim que é importante que seja projetado para correr e se adapte ao tipo de terreno e ao nosso tipo de pegada. Por isso, é melhor ser aconselhado por um especialista. Além disso, devemos usar roupas leves, confortáveis e que sejam de material sintético.
  • Se corremos no inverno ou no frio, devemos nos agasalhar um pouco mais, mas não muito. Tenha em mente que, embora estejamos frescos no início, rapidamente nos aqueceremos. É claro que devemos proteger mais as mãos e a garganta, que são duas áreas muito sensíveis. Quando terminar de correr, você deve retirar rapidamente a roupa para evitar o resfriamento e se agasalhar.
  • Antes e depois de realizar qualquer tipo de exercício, você tem que realizar alongamentos suaves para esticar os músculos e prevenir lesões.
  • Como observado no início do artigo, o exercício deve ser sempre acompanhado de uma dieta saudável, se queremos obter resultados e começar a nos sentirmos melhor.
  • Neste mesmo sentido, é importante sair para correr pelo menos duas horas após a última refeição para evitar a sensação de estar pesado e o desconforto.
  • É essencial se hidratar bem e mais ainda durante a prática do exercício. É aconselhável beber pelo menos dois litros de água por dia.
  • Para adquirir o hábito de correr, o melhor é sair na primeira hora da manhã, já que acabamos de acordar e estamos descansados, o metabolismo é ativado antes e, portanto, queimamos mais calorias. Além disso, na primeira hora temos menos poluição, a temperatura é mais fresca e nos ajuda a começar o dia com mais energia. Conforme o dia vai avançando, vamos ficando mais cansados e poderemos dar mais desculpas para não sair e treinar.
  • Se não encontramos locais para correr, sempre podemos optar por ir para o trabalho correndo. Ali deixaremos roupas para nos trocarmos e produtos de higiene pessoal.
  • Em qualquer caso, temos que tentar correr todos os dias, no mesmo horário para criar o hábito e evitar pular a nossa corrida diária.
  • Para acompanhar o nosso progresso, contamos com a ajuda de excelentes marcas como Nike Running, Sports Tracker, Endomondo Sports Tracker, My Tracks, RunKeeper ou adidas miCoach, entre muitas outras. Além de mostrar o nosso progresso, nos motivam a correr e superar as nossas marcas.
  • Outras dicas que virão a calhar muito bem para correr de uma forma saudável é criarmos um programa de treinamento, manter uma atitude positiva, ser conscientes sempre de nossas possibilidades e não forçar mais do que o nosso corpo pode aguentar. E, finalmente, o melhor conselho que podemos dar é que você seja constante, no começo pode ser difícil, mas logo começamos a perceber os efeitos positivos da corrida. Certamente até lá, já estaremos mais engajados e cada vez mais viciados em correr um pouco todos os dias. Nossa saúde nos agradecerá enormemente.