O estresse está mais do que nunca presente em nossas vidas, tornando-se um problema que afeta um número crescente de pessoas em todo o mundo, especialmente nos países avançados. O ritmo acelerado da vida que levamos nas cidades, a carga de trabalho alta, sedentarismo, maus hábitos alimentares ou multidões de pessoas e veículos são gatilhos para o estresse.

No entanto, devemos levar em conta que o estresse, é um mecanismo de defesa do organismo contra ameaças externas, e em pequena medida é necessário e até bom. O problema se apresenta quando a resposta natural é produzida em excesso, fazendo com que o corpo fique em estado de alerta contínuo, o que influência de forma muito significativa a saúde do doente e pode provocar o aparecimento de problemas musculares, dor no estômago, nervosismo, dores de cabeça, falta de memória e concentração.

Em longo prazo pode causar o aparecimento de doenças, daí a importância de aprender a gerir o estresse para que ele não impeça o funcionamento normal do nosso corpo. Aqui está uma série de dicas básicas que serão de grande ajuda para gerenciar e controlar o estresse de uma forma prática e eficaz:

Levar uma vida saudável

  • Ter uma dieta rica, equilibrada e variada. Você tem que distribuir as refeições ao longo do dia (é melhor fazer 5 refeições) e evitar refeições pesadas e gorduras. Devem ser incorporados rotineiramente em nossa dieta frutas, legumes, laticínios e alimentos antioxidantes.
  • Faça exercício físico ou esporte de forma regular, isso ajudará a liberar o estresse e melhorar a nossa saúde em geral. Se você não tem tempo ou lugar para praticar, caminhar meia hora por dia ao ar livre também será muito benéfico.
  • Não consuma bebidas alcoólicas ou fume.
  • Descanse todos os dias o suficiente e com boa qualidade. É importante se desligar da rotina diária no fim de semana e tirar férias de vez em quando para deixar a mente em branco e esquecer as preocupações.
  • Reduza o consumo de café e cafeína, pois aumentam os níveis de estresse e dificultam o descanso na hora de dormir.
  • Beber água ajuda a controlar os momentos de tensão ou nervosismo. Recomenda-se beber pelo menos dois litros por dia.

Realizar técnicas de relaxamento pode ajudar a controlar o estresse

  • Nos permitem reduzir a pressão arterial, melhorar o humor e faz você se sentir melhor.
  • Fazer exercícios para a respiração, resulta em uma grande ajuda para controlar os níveis de estresse.
  • Práticas disciplinares como tai chi, pilates, yoga ou equilíbrio corporal nos permite manter a forma, alongar os músculos, relaxar, corrigir a postura e liberar nossa mente, por isso eles são perfeitos para aqueles que sofrem de estresse.

Mantenha uma vida social boa, uma vida familiar ativa, comunicativa e rica.

  • Assim, você pode controlar o estresse melhor, esquecer a carga de trabalho e as dificuldades da vida cotidiana.
  • Se você está passando por uma maré ruim, tem que buscar apoio na família e amigos. É importante partilhar o fardo, de modo que não devemos nunca rejeitar ou negar apoio social.

Conhecer a si mesmo e descobrir as causas do estresse

  • Assim, podemos aprender a identificar os avisos que antecedem o estresse para tentarmos controlá-lo. Também nos permitem colocar os freios se estão cobrando muito trabalho ou responsabilidade.

Aprender a relativizar

  • Tenha em mente que quase todos os problemas têm soluções. Não se deixe desequilibrar. Não se preocupe com situações que na maioria dos casos não vão acontecer.
  • Você tem que ver o lado positivo das coisas. Para fazer isso, nada melhor que implementar o nosso sentido de humor e ironia. Tenha em mente que o riso é um dos principais aliados na luta contra o estresse.
  • Temos de aprender a resolver conflitos de forma adequada. Não se cobre muito, cobre apenas o que podemos enfrentar e divida o fardo.

Programe seu tempo livre

  • Isso nos ajudará a gerenciar o estresse em nossas vidas.
  • É importante dedicar um tempo diário para nós mesmos e realizar atividades e tarefas que nos agradam.
  • Você tem que saber se desconectar do trabalho uma vez que a jornada terminou.
  • O lazer é essencial para os dias de hoje e você sempre pode aproveitar e colocá-lo em prática.

Estabeleça prioridades

  • Tanto profissional e familiar quanto pessoal. Devemos estabelecer metas alcançáveis ​​e identificar ações para alcançá-las. Devemos também priorizar essas ações. Também é importante se contentar com o que tem e cuidar das expectativas que colocamos na vida familiar, trabalho e vida pessoal.

Consultar um médico

  • Se você estiver experimentando sintomas físicos ou psicológicos, é preciso consultar um médico para diagnosticar o problema e estabelecer o tratamento e as orientações. Tenha em mente que o estresse quanto mais cedo for detectado, mais fácil é para tratá-lo e aprender a controlá-lo.

Não recrie os sintomas de estresse e caia em autocomplacência

  • Isso só vai ajudar os sintomas a piorarem com o tempo.