Em Saúde Dicas sempre falamos sobre a importância de ter uma dieta variada e equilibrada, assim como a prática de exercício físico diário, para desfrutar de uma vida saudável e deste modo evitar o surgimento de um grande número de doenças.

Realizar pelo menos 30 minutos de exercício ou praticar esportes todos os dias nos recompensa com grandes benefícios para nossa saúde. Não só nos ajuda a manter a forma e evitar problemas de sobrepeso, como também a regular os níveis de estresse e ansiedade, fortalecer e tonificar os músculos, melhorar a coordenação motora, e geralmente gozar de um melhor estado de saúde.

No entanto, temos de levar em conta uma série de considerações na hora de praticar qualquer esporte ou exercício físico. A primeira coisa que você deve sempre fazer é ir ao seu médico ou especialista em medicina esportiva, para ser aconselhado sobre o tipo de exercício ou esporte que é mais adequado para sua condição e estado de forma. Deste modo, estará seguro de que a atividade que realiza não é contraproducente para o seu corpo.

Também é importante levar em conta uma série de conselhos na hora de realizar qualquer tipo de exercício, especialmente se é moderado ou intenso:

Dicas para Realizar Exercício Físico

  • É essencial se acostumar com o exercício físico tornando-o uma rotina no seu dia-a-dia, de maneira que o seu corpo se acostume com a sua prática.
  • Você tem que descansar e dormir o suficiente. Desta forma, contará com a energia necessária para realizar o exercício físico.
  • Você tem que beber muita água para se hidratar bem. Não apenas evita problemas de desidratação, mas permite que o seu corpo funcione bem, porque fornece um elemento essencial para a vida, o envio de oxigênio para todos os tecidos do corpo, criando o plasma a partir do sangue, eliminando toxinas e proporcionando lubrificação para tendões e ligamentos. Uma boa hidratação também é a chave evitar lesões musculares.
  • Antes de começar o exercício físico é preciso pré-aquecer o seu corpo. Para isso, devemos realizar exercícios suaves de alongamento dos músculos, e estimular o fluxo sanguíneo e de oxigênio no nosso corpo. Este pré-aquecimento é primordial e deve também ser acompanhado de exercícios de alongamento no final da atividade física.
  • A respiração é uma parte importante também na correta execução de qualquer técnica de atividade física. É também a única forma de aumentar a nossa capacidade motora.