Alimentos doces são apreciados por suas abundantes calorias e são um pico de energia rápida. O açúcar tem um alto teor calórico e nenhum valor nutricional.

Causa o ganho de peso, promove a inflamação e infecção, compromete o sistema imunitário e aumenta os níveis de insulina, o que promove o armazenamento de gordura, eleva os níveis de triglicerídeos e favorece a doença cardiovascular, asma, alterações de humor, diabetes, cálculos biliares, hipertensão e artrite.

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Comer menos açúcar é uma das melhores medidas que você pode tomar para melhorar sua saúde atual e futura, mas se você não pode cortar o açúcar completamente, você deve tentar as seguintes dicas para reduzir de forma rápida e indolor o consumo de açúcar:

  • Reduza o consumo de alimentos processados e embalados; tente comprar alimentos naturais.
  • Desfrute de doces da mais alta qualidade possível.
  • Mantenha guardado o pote de doces e balas, para diminuir a quantidade que você come.
  • Familiarize-se com os açúcares como a frutose, glicose, lactose, maltodextrina e dextrose; leia os rótulos dos alimentos para saber realmente o que você está comendo.
  • Evite caramelo líquido, são apenas calorias vazias que levam ao ganho de peso, guarde para ocasiões especiais.
  • Cuide do café da manhã, incluindo frutas, cereais e leite e eliminando doces, bolos e batidos.
  • Se você deseja comer doces, opte por frutas, mel, xarope de bordo e melaço, que contêm açúcares naturais e são mais saudáveis do que os alimentos adoçados artificialmente.
  • Consumir café, chá e leite sem açúcar; não deixe que suas necessidades diárias de cafeína se convertam em uma desculpa para carregar no açúcar.
  • Se você quer consumir algo doce no final de cada refeição, opte por uma pastilha ou chiclete sem açúcar.