O metabolismo e utilização de nutrientes a partir dos alimentos varia dependendo de quando é consumido. Isto significa que os benefícios ou danos que eles causam ao corpo estão sujeitos ao nosso relógio biológico, isto é, no momento em que são ingeridos. Assim, determinados alimentos são mais adequados para as primeiras horas da manhã e outros para a noite.

Alimentos para o desjejum

Estudos de Crononutrição indicam que o melhor alimento para o desjejum é a vitamina C encontrada no suco de laranja, kiwi ou abacaxi, e lipídios, como ovos, carne ou salsichas, que ajudam a manter nossa mente e corpo ativos. Além disso, mantenha em mente que os carboidratos são os que nos fornecem energia suficiente para todas as atividades que vamos desenvolver ao longo do dia.

Acordei Tarde, ou Alimentos para Tarde

Portanto, não devemos deixar de fora o cereal, pão, biscoitos, massas ou arroz, uma vez que se levante durante a tarde. Outros produtos adequados para serem consumidos primeiro seriam os produtos lácteos, nozes e frutas como banana e cereja. Eles todos contém nutrientes que podem dar energia as pessoas.

Além disso, também é sabido que os alimentos com tirosina e fenilalanina, são os responsáveis pelo resultado da síntese de catecolaminas, que por sua vez são responsáveis por manter a pessoa em estado de alerta durante o dia. Então você sabe, na primeira metade do dia, o corpo usa o alimento para segurar o gasto energético, então pode se dar ao luxo de comer de tudo a partir de carboidratos, ovos, queijo ou manteiga.

O que Comer a Cada Hora do Dia – Alimentos para Cada Hora do Dia

Alimentos Para a Noite

A partir das cinco da tarde os nutrientes são armazenados e utilizados para a regeneração de tecidos. É hora de comer alimentos mais leves, por isso temos de dar lugar as frutas e legumes. À noite, o corpo nos pede para recuperar e descansar. Isto é onde as proteínas e aminoácidos entram em jogo. Portanto, é melhor comer peixes, especialmente com maior teor de ômega 3 e ômega 6, carne ou ovos de noite.