Cada vez que um novo ano começa, há muitos propósitos que desejamos realizar entre eles um dos mais típicos é perder os quilos extras que encontramos quando subimos em uma balança. Então começamos um esquema que envolve a observação cuidadosa dos rótulos dos produtos alimentares que compramos em busca do que parece que “menos engordar”, e que por tradição é geralmente rico em grãos e fibras.

Mas muitas vezes esses alimentos são mais calóricos do que poderíamos pensar e isso é que, de acordo com um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), chegou à conclusão de que os rótulos dos alimentos não dizem toda a verdade sobre a quantidade real de calorias, ele não leva em conta as provas apresentadas pela fibra e outros nutrientes de lenta deliberação.

E, é que o cálculo do qual falamos é baseado em um método desenvolvido no final do século XIX pelo químico americano Wilbur Olin Atwater, que leva em conta apenas as calorias que fornecem as proteínas, gorduras e hidratos de carbono. A verdade é que o método Atwater sempre foi o centro das atenções e tem sido objeto de controvérsia, mas até o aparecimento de outro sistema que possa substituí-lo continuou a ser usado durante este tempo.

Os Alimentos Possuem as Calorias que Constam nas Embalagens?

O professor Richard Wrangham, da Universidade Harvard deu uma palestra na qual ele insistiu sobre a necessidade de encontrar uma alternativa para a contagem de calorias na nossa alimentação, e explicou a razão para se usar cada vez mais menos o método Atwater para a contagem dos níveis calóricos dos alimentos, as coisas podem começar a mudar.

Para entender o método Atwater que ainda é usado hoje em dia, você tem que saber vários pontos-chave em que se baseia. Este sistema aloca certo número de calorias para cada tipo de nutriente de base, ou seja, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Assim, os fabricantes de alimentos, todos eles fazem a medição direta de calorias que estes nutrientes têm sobre a composição de uma determinada preparação e usam esse método para fazer o cálculo.

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Desde a introdução do método Atwater no século XIX, estabeleceu-se que a gordura tem nove calorias por grama, os carboidratos contêm quatro calorias por grama e proteína tem quatro calorias por grama, uma medida do que é conhecido como energia metabolizável e que é usado a partir desse ponto até nossos alimentos calóricos. Mas também agora se sabe que esses valores são aproximados, porque nosso corpo não queima a comida, mas a digere.

Mas o problema é que este método superestima essas calorias que fornecem os alimentos de digestão lenta, ou são parcialmente digeridos no intestino delgado, tais como fibras, vegetais e cereais, de modo que todos os alimentos com estes nutrientes entre os seus ingredientes são de 10% e 20% menos calóricos do que suas embalagens nos apontam.

Acontece o mesmo com os alimentos processados tão na moda, agora em nosso carrinho de compras, é que os alimentos crus são sempre menos calóricos do que os cozidos ou pré-cozidos, um fato que não é levado em conta quando se avalia o seu conteúdo e que deveria constar no rótulo. Aqui, de acordo com o professor Wrangham o erro na contabilização para a sua ingestão de calorias pode ser de até 30%, o que é demasiado elevado, no momento da realização de uma dieta, é um engano em grande escala para o consumidor.

Por enquanto não há nenhum conjunto de métodos alternativos para explicar mais e definir o número de calorias na nossa alimentação, dados importantes para comparar e decidir com mais precisão o que queremos ou não comer, e especialmente para de uma vez por todas sabermos que o que é verdadeiro nas etiquetas que indicam e refletem na realidade do que vai ser encontrado na embalagem dos alimentos. Então, no momento não se tem certeza sobre as calorias que contém o alimento, com os números indicados em seus rótulos.