"Em muitas ocasiões quando vamos seguir uma dieta para perda de peso é necessário controlar a quantidade de calorias ingeridas para conseguirmos os resultados desejados e para isso utilizamos as informações fornecidas nas embalagens dos alimentos. Mas no artigo de hoje vamos te explicar porque as calorias que constam nas embalagens podem muitas vezes não ser confiáveis e terminar colocando nossa dieta em risco. "

Cada vez que um novo ano começa, há muitos propósitos que desejamos realizar entre eles um dos mais típicos é perder os quilos extras que encontramos quando subimos em uma balança. Então começamos um esquema que envolve a observação cuidadosa dos rótulos dos produtos alimentares que compramos em busca do que parece que “menos engordar”, e que por tradição é geralmente rico em grãos e fibras.

Mas muitas vezes esses alimentos são mais calóricos do que poderíamos pensar e isso é que, de acordo com um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), chegou à conclusão de que os rótulos dos alimentos não dizem toda a verdade sobre a quantidade real de calorias, ele não leva em conta as provas apresentadas pela fibra e outros nutrientes de lenta deliberação.

E, é que o cálculo do qual falamos é baseado em um método desenvolvido no final do século XIX pelo químico americano Wilbur Olin Atwater, que leva em conta apenas as calorias que fornecem as proteínas, gorduras e hidratos de carbono. A verdade é que o método Atwater sempre foi o centro das atenções e tem sido objeto de controvérsia, mas até o aparecimento de outro sistema que possa substituí-lo continuou a ser usado durante este tempo.

O professor Richard Wrangham, da Universidade Harvard deu uma palestra na qual ele insistiu sobre a necessidade de encontrar uma alternativa para a contagem de calorias na nossa alimentação, e explicou a razão para se usar cada vez mais menos o método Atwater para a contagem dos níveis calóricos dos alimentos, as coisas podem começar a mudar.

Para entender o método Atwater que ainda é usado hoje em dia, você tem que saber vários pontos-chave em que se baseia. Este sistema aloca certo número de calorias para cada tipo de nutriente de base, ou seja, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Assim, os fabricantes de alimentos, todos eles fazem a medição direta de calorias que estes nutrientes têm sobre a composição de uma determinada preparação e usam esse método para fazer o cálculo.

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Desde a introdução do método Atwater no século XIX, estabeleceu-se que a gordura tem nove calorias por grama, os carboidratos contêm quatro calorias por grama e proteína tem quatro calorias por grama, uma medida do que é conhecido como energia metabolizável e que é usado a partir desse ponto até nossos alimentos calóricos. Mas também agora se sabe que esses valores são aproximados, porque nosso corpo não queima a comida, mas a digere.

Mas o problema é que este método superestima essas calorias que fornecem os alimentos de digestão lenta, ou são parcialmente digeridos no intestino delgado, tais como fibras, vegetais e cereais, de modo que todos os alimentos com estes nutrientes entre os seus ingredientes são de 10% e 20% menos calóricos do que suas embalagens nos apontam.

Acontece o mesmo com os alimentos processados tão na moda, agora em nosso carrinho de compras, é que os alimentos crus são sempre menos calóricos do que os cozidos ou pré-cozidos, um fato que não é levado em conta quando se avalia o seu conteúdo e que deveria constar no rótulo. Aqui, de acordo com o professor Wrangham o erro na contabilização para a sua ingestão de calorias pode ser de até 30%, o que é demasiado elevado, no momento da realização de uma dieta, é um engano em grande escala para o consumidor.

Por enquanto não há nenhum conjunto de métodos alternativos para explicar mais e definir o número de calorias na nossa alimentação, dados importantes para comparar e decidir com mais precisão o que queremos ou não comer, e especialmente para de uma vez por todas sabermos que o que é verdadeiro nas etiquetas que indicam e refletem na realidade do que vai ser encontrado na embalagem dos alimentos. Então, no momento não se tem certeza sobre as calorias que contém o alimento, com os números indicados em seus rótulos.