Uma dieta saudável fornece vitaminas do complexo B para o crescimento, desenvolvimento e várias funções metabólicas. A vitamina B é um complexo de oito vitaminas B: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, onde muitas delas participam como coenzimas em processos celulares importantes, onde o sistema nervoso, sistema digestivo e até mesmo os glóbulos vermelhos do sangue dependem da ingestão de vitamina B através da dieta.

A vitamina B5> é um importante componente da coenzima, esta última é importante para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.

A deficiência de vitamina B1 está associada com a perda de apetite, diarreia e colite ulcerativa. A vitamina B3 está envolvida no funcionamento digestivo e deficiência de niacina que causa uma doença chamada pelagra, que aparece como uma erupção vermelha escura nas mãos e nos pés, doenças intestinais e distúrbios mentais.

A vitamina B6 funciona como uma coenzima para as hemácias, que se tornam importantes para o transporte de oxigênio através do corpo e a deficiência da vitamina B9 está relacionada a divisão das células anormais do sangue e anemia, e a deficiência da vitamina B12 na dieta pode causar anemia perniciosa.

Vitaminas B5 e B7 e vitaminas B12 são importantes para o metabolismo e crescimento, a B5 realiza a quebra dos carboidratos, gorduras e proteínas. Além disso, o sistema imunitário é afetado por deficiências em vitaminas B6 e B7. Vitamina B6 produz anticorpos que ajudam o sistema imunológico a combater a doença. Deficiências de vitaminas B2, B3 e B7 são causa de erupções, inflamação e dermatite.

Vitamina B – Por Que a Vitamina B é Importante?

É essencial proporcionar todo o complexo B ao organismo através da dieta, bem como outras vitaminas, de modo que as necessidades nutricionais sejam atendidas.

Para mais informações sobre as vitaminas, sugerimos a leitura do artigo “Vitaminas: O Que São Vitaminas e Como elas Podem Ajudar Seu Corpo“.