Principais Benefícios Da Couve

A couve pertence ao mesmo grupo do brócolis e da couve-flor, os vegetais crucíferos, que se caracterizam por contar com uma multidão de propriedades benéficas para a nossa saúde.

Entre todos os vegetais, poderíamos dizer que a couve é a autêntica rainha. Estamos diante de um dos alimentos naturais mais saudáveis ​​e nutritivos que existem, já que está carregada de compostos benéficos, muitos dos quais têm poderosas propriedades medicinais.

Benefícios da couve para a saúde:

Neste artigo vamos te contar alguns dos principais benefícios da couve para a saúde:

Principais Benefícios da Couve

A couve é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Esta verdura compartilha família com repolho, brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas. Estas verduras crucíferas são maravilhosas para a nossa saúde. Especificamente, a couve é muito rica em vitaminas A, K, C e B6, também conta com importantes quantidades de minerais como manganês, cálcio, potássio, magnésio e cobre. Além disso, também contém vitaminas B1, B2, B3, ferro e fósforo.

Em contraste, apenas fornece 33 calorias e 6 gramas de carboidratos (2 duas das quais são fibra) e três gramas de proteína, por isso é uma verdura ideal para pessoas que querem perder peso. Além de conter muito pouca gordura, a maior parte dela é ácido graxo ômega-3. Dado o incrivelmente baixo teor calórico, a couve é um dos alimentos mais densos em termos de nutrientes. Por isso, é tão aconselhável incorporá-la a nossa dieta.

Está carregada com poderosos antioxidantes. Assim como outras verduras de folhas verdes, é muito rica em antioxidantes, incluindo betacarotenos, vitamina C, assim como diversos flavonoides e polifenóis. Os antioxidantes são essenciais para neutralizar os danos que produzem os radicais livres no corpo. Além disso, é rica em quercetina e campesterol, os quais têm sido demonstrados que são anti-inflamatórios, antivirais, antidepressivos e previnem contra o câncer, para citar apenas alguns dos seus benefícios.

É uma excelente fonte de vitamina C. A couve contém muito mais vitamina C do que a maioria dos vegetais, ou seja, até 4,5 vezes mais do que o espinafre. Estamos, portanto, dando um fornecimento muito elevado ao corpo de um dos nutrientes mais importantes.

Ajuda a diminuir o colesterol. Ao realizar esta tarefa, estamos ajudando também a reduzir o risco de sofrer doença cardíaca. Alguns estudos têm demonstrado que o consumo regular de couve reduz de maneira significativa o colesterol ruim, ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol bom.

A couve é uma das principais fontes de vitamina K que existem. A vitamina K é essencial para o organismo, já que é necessária para uma boa coagulação sanguínea, além de ativar certas proteínas e, juntar-se ao cálcio. Por isso, ao seguirmos uma ideia, uma xícara de couve crua contêm cerca de 7 vezes a dose diária recomendada desta vitamina. Este nutriente é muito importante para prevenir doenças cardíacas e osteoporose.

Para mais informações, sugerimos que você leia nosso artigo "Propriedades e Benefícios da Couve".

Você conhecia os principais benefícios da couve para a saúde? O que você acha?

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