A puberdade é caracterizada pelo aparecimento de incômodos e visíveis grãos ou acne devido a alterações hormonais típicas da idade.

No entanto, esta condição muitas vezes vai além dos anos de escola e é quando aparece o que se conhece como acne adulta, a qual não tem idade específica para se apresentar, pode ser aos 20, 30, 40 anos ou mais.

A prevalência da acne em adultos é maior em mulheres, com 11% a 12%, enquanto que nos homens apenas afeta 3%, isto de acordo com o estudo "Prevalência de Acne Facial em Adultos" do Reino Unido. Outros estudos descobriram que quando as mulheres entre 25 e 50 anos são fumantes, é mais frequente o seu aparecimento. Além disso, o fator hereditário é responsável.

Remédios Caseiros Para Acne em Adultos (Acne Adulta)

As causas do aparecimento da acne adulto podem ser diversas. Os surtos poderiam ser gerados por fatores externos, como o uso de produtos para o cabelo que são ricos em óleos ou por cosméticos que obstruem os poros.

Também poderia ser gerada por fatores hormonais: pequenos cistos de ovário, tumores das glândulas suprarrenais, medicamentos como antidepressivos que elevam a prolactina que produz os brotos e inclusive um shampoo muito rico em óleo de cacau, macadâmia ou coco que é absorvido pelo couro cabeludo e de lá vai para as glândulas sebáceas, causando um surto.

O consumo de produtos de origem vegetal também poderia causar um surto de acne. A mulher que toma fito hormônio – porque não querem tomar hormônios químicos - ou bebe leite de soja contendo isoflavonas, que são hormônios vegetais, também poderia ter surtos, assim como se usar lecitina de soja.

Leia também: “Acne nas Costas – Dicas Para Eliminar”.

Remédios caseiros para acne em adultos:

  • Misture 1 xícara de iogurte natural, 2 colheres de sopa de farinha de aveia e 2 colheres de sopa de mel em uma tigela até que se unam bem. Administre a pomada sobre a pele de forma uniforme. Deixe repousar durante 30 minutos, lave com água morna e, em seguida, hidrate com um creme hidratante não oleoso. Este remédio melhora as condições da pele e também tem propriedades antibacterianas.
  • Misture 1 colher de sopa de óleo de amendoim, o suco de ½ limão e 1 colher de sopa de mel em uma tigela até obter uma pasta homogênea. Espalhe uma camada da mistura no rosto, até secar e depois lave com água morna e um sabão neutro. Este remédio pode prevenir o aparecimento de novos surtos.
  • Aplique rodelas de tomate em seu rosto por 15 minutos, o que funciona como adstringente e, ao mesmo tempo refrescante.
  • Misture 1 colher de chá de mel e 1 colher de sopa de canela até obter uma pasta. Aplique no rosto, especialmente sobre a área que sofre de brotos constantes de acne. Retire com água morna após 10 minutos. Este remédio hidrata, limpa os poros, desinflama as espinhas e tem um pouco de vitaminas A e E.
  • Esmague um punhado de folhas de neem, também chamada lila da índia, até formar uma pasta grossa, espalhe sobre o rosto, deixe por meia hora e lave. Guarde o que sobrou em um frasco de vidro com fecho hermético no refrigerador. Este remédio tem propriedades fungicidas.
  • Misture 1 colher de sopa de noz moscada em pó com 1 colher de sopa de leite frio até formar uma pasta. Coloque, com um cotonete de algodão, sobre os brotos e deixe por 30 minutos. Este remédio funciona como uma pomada que consegue fazer desaparecer as espinhas como que por magia, e sem deixar vestígios.
  • Triture uma casca de laranja até reduzir a pó. Misture com água e uma vez que se obtém um creme, distribua uniformemente e generosamente sobre a pele, deixe por 30 minutos e enxágue.
  • Ferva dois litros de água até reduzir para um litro 70 gramas de rizoma de grama das farmácias, 50 gramas de raiz vermelha de salsaparrilha, 50 gramas de raiz de bardana e 50 gramas de casca de condurango (todos os ingredientes previamente lavados). Em seguida, coe, distribua em 8 partes para tomar quatro dias, na porção de 2 vezes por dia, durante 16 dias consecutivos; descanse 10 dias e tome novamente por mais 16 dias, ou seja, 32 dias no total. Este remédio é considerado um desintoxicante do organismo que ajuda a eliminar de forma interna as impurezas da pele.
  • Misture um punhado de argila com água de rosas até formar uma pasta compacta. Aplique no rosto, como uma máscara, e deixe até secar. Retire com água morna.

Recomendações: Não se devem tocar as espinhas, embora tenham pus ou estejam grandes. Não manipule nenhuma lesão na zona T (testa, nariz e queixo), já que é muito perigoso, poderia haver uma reação contrária.

Consulte um especialista, seja um dermatologista ou endocrinologista, se depois de aplicar os remédios descritos acima continua com brotos de acne.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.