Saber como cozinhar saudável é uma maneira mais consciente de se aproveitar bem os nutrientes dos alimentos. Aqui vamos detalhar quais são as melhores.

Cozinhar de forma mais consciente com a nossa saúde é importante para tirar o máximo proveito dos alimentos, e algumas pequenas mudanças podem tornar os nossos pratos muito mais saudáveis.

Neste sentido, não só é importante escolher alimentos que podem ter maiores recursos e benefícios para o corpo, mas também devemos considerar quais as técnicas de cozimento que devemos nos esquecer e quais são aquelas que devemos começar a usar. Se você quiser conhecer algumas delas para começar a se adaptar, o nosso artigo vai mostrar e renovar seus hábitos.

  • Papelote: De origem francesa, esta técnica de cozimento consiste em simplesmente embrulhar o alimento em papel alumínio (também em folhas de videira ou alface, se você preferir) e deixar cozinhar no forno.

    Pode ser feito praticamente com qualquer alimento, proporcionando vantagens em sabor e saúde, não suja a cozinha e mantém quase todos os nutrientes (especialmente vitaminas e sais minerais), sem adição de gorduras e óleos.

  • Wok: Esta técnica consiste em cozinhar comida asiática em uma panela funda e oval que vai ajudar a economizar tempo e potencializar uma alimentação saudável: a alta temperatura permite que o alimento fique macio por dentro, usando o mínimo de óleo por fora (por isso é diferente de fritar) e também a possibilidade de cozinhar no vapor.

    Pode ser usada para cozinhar peixe, legumes, carnes e muitos outros alimentos se são cortados em pedaços pequenos.

    Técnicas de Cozimento Mais Saudáveis
  • Ao vapor: Embora seja de origem oriental, lembra um hábito que temos em casa: é a técnica que coloca uma espécie de prato em uma panela de água fervente (na parte inferior, abaixo da grade) com o vapor que será preparado o alimento.

    Entre os benefícios desta técnica está o fato de que não se deve usar gorduras ou óleos para cozinhar, o que preserva o aspecto dos alimentos, o sabor e aroma e também não perde as suas propriedades de vitaminas e minerais.

Dicas Úteis:

• O calor do cozimento destrói vitaminas, por isso é aconselhável consumir pelo menos uma porção de vegetais crus por dia.

• Para manter o valor nutricional dos vegetais é melhor cozinhar em banho-maria ou vapor, porque ao ferver, perde-se parte dos seus sais minerais. Quando se utiliza a técnica de ebulição, você deve usar água com moderação.

• É mais saudável comer frutas e verduras com a sua pele, bem lavados.

• Cozinhe ovos em água fervendo durante um mínimo de 10-12 minutos.

• É mais seguro cozinhar a carne, aves e peixes, corre-se menor o risco de ingerir bactérias que causam intoxicação alimentar.

• As técnicas de cozimento mais saudáveis para carnes são grelhadas, assadas e cozidas, que não requerem o uso de gorduras.

• Para uma fritura mais saudável devemos: usar bastante azeite e colocar o alimento quando o óleo estiver quente e, no final, colocar os alimentos em papel absorvente.

• É conveniente misturar diferentes tipos de óleos e muitas vezes também utilizar óleo de fritura.