Todos os tipos de alface são baixos em calorias e gorduras, e possuem uma boa quantidade de fibras, no entanto, nem todos os tipos são iguais. Enquanto a maioria dos tipos de alface proporcionam as mesmas vitaminas e minerais, algumas variedades possuem uma quantidade significativamente maior de alguns nutrientes.

Tipos Mais Saudáveis de Alface e Seus Benefícios

Entre os tipos de alface destacam-se:

Alface Romana: 100 gramas de alface romana tem 17 calorias e 0,3 gramas de gordura total, e não contém colesterol. A quantidade total de carboidratos nessa porção é de 3,3 gramas e 2,1 gramas de fibra dietética.

Também proporciona 116% do valor diário de vitamina A, 40% do valor diário de vitamina C, 34% do valor diário de ácido fólico, 128% do requisito diário de vitamina K, e pequenas quantidades de vitaminas E, B1, B2, B3, B5 e B6, e minerais, tais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

Alface Iceberg: 100 gramas de alface icebergue, tem 14 calorias, 0,14 gramas de gordura total e 0,018 gramas de gordura saturada. Não contém colesterol e a quantidade total de carboidratos é de 3 gramas e 1,2 gramas de fibra dietética.

Também fornece 10% de vitamina A, 30% das necessidades diárias de vitamina K, e pequenas quantidades de vitamina C, vitamina E, B1, B2, B3, B5 e B6, ácido fólico, e minerais, tais como cálcio, ferro , magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

Alface: Saiba os Benefícios e Tipos Mais Saudáveis de Alface

Alface de Folha Verde: 100 gramas de alface de folha de verde contém 15 calorias e 0,15 gramas de gordura total, 2,8 gramas de carboidratos e 1,3 gramas de fibra dietética. Também oferece 217% das necessidades diárias de vitamina K, 148% do valor diário de vitamina A, 30% do valor diário de vitamina C e 13% do valor diário de manganês, assim como pequenas quantidades de vitaminas E, B1, B2, B3, B5 e B6, ácido fólico, e minerais, tais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio, potássio, cobre, zinco e selênio.

Alface de Folha de Carvalho: 100 gramas de alface de folha de carvalho tem 16 calorias, 0,22 gramas de gordura total, não contém gorduras saturadas nem colesterol, e também 2,3 gramas de carboidratos e 0,9 gramas de fibra dietética.

Também proporciona 175% da necessidade diária de vitamina K, 150% do valor diário de vitamina A, e pequenas quantidades de vitaminas C, E, B1, B2, B3, B5 e B6, ácido fólico, e minerais, tais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

Para conhecer alguns benefícios da alface, recomendamos também a leitura do nosso artigo: “Propriedades da Alface Para Emagrecer“.