Muitas pessoas sofrem de baixo peso e têm dificuldade para ganhar peso devido a vários fatores como genética, circunstâncias ou mesmo sua personalidade inquieta. Ser extremamente magra significa ter um sistema imunológico mais debilitado e também a composição do cabelo, unhas, dentes e pele ficam prejudicados.

Querer engordar não é sinônimo de comer tudo o que aparecer pela frente. Trata-se de engordar de maneira saudável. O ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia, selecionando alimentos que alocam mais calorias. Não se esqueça de que para formar músculos se requer um aumento da proteína.

As proteínas de maior qualidade são as de origem animal. Assegure-se que sejam baixas em gordura uma vez que, de outro modo, pode aumentar o nível de colesterol. Recomenda-se que cada refeição inclua uma fonte de proteína. Destacamos aqui alimentos como ovos, leite desnatado e derivados, carne magra, peixe e frutos do mar, frango e peru sem pele, salsicha light e presunto de peru. Veja mais em “Proteínas para Melhorar a Saúde“.

Também são recomendados alimentos de origem vegetal com grande número de proteínas, tais como legumes (como grão de bico, lentilhas e feijões de soja) ou nozes. Veja mais em “Alimentos Ricos Em Proteínas Vegetais“.

Alimentos para o Aumento de Peso

As gorduras saudáveis não podem faltar no menu. Essas gorduras, que são de origem vegetal, ajudam a aumentar as calorias de forma saudável. Encontramos aqui as mencionadas nozes, como lanches e combinadas com frutas secas, óleos e molhos em saladas, pratos com abacate, batidos com nozes ou sanduíche com abacate e azeitonas. Veja mais em “As Gorduras que Podem e que Não Podem ser Ingeridas“.

É aconselhável consumir proteína de alta qualidade, tais como ovos e leite no horário da manhã já que favorecem o aumento da massa muscular. Evite bebidas sem calorias e beba sucos de frutas ou batidos com leite. O que você deve evitar é beber muito líquido com as refeições, pois isso pode facilmente tirar o seu apetite.

O mais importante, é que se deve fazer uma organização, do que irá ser consumido nesse dia. Refeições principais devem ter um volume adequado, mas devem conter uma quantidade maior de calorias, como já mencionado acima. Por exemplo, o arroz ou a massa que contenham mais azeite de oliva.

Se você não sente fome, existem alguns alimentos que abrem o apetite, como frutas com o estômago vazio.