Muitas vezes ouvimos que somos o que comemos e o que respiramos, e de fato esta afirmação é bastante real; os alimentos nos fornecem os diferentes nutrientes que necessitam o nosso organismo para funcionar corretamente. Além disso, as propriedades que possuem diferentes alimentos podem ajudar a cumprir diferentes objetivos.

Fortalecer os músculos e os ossos, reduzir o colesterol, evitar o cansaço ou prevenir o aparecimento de doenças são apenas alguns dos benefícios que podem nos fornecer alguns alimentos. Reunimos alguns dos alimentos mais recomendados para incorporar em nossa dieta em função de quais são os nossos objetivos.

  • Ter um coração forte e saudável.
  • Consuma nozes, banana e leite. Estes alimentos nos fornecem cálcio, magnésio e potássio, que são essenciais para o coração e os sistemas enzimáticos; além de regular o sistema nervoso, os músculos e o coração.

  • Aumentar a inteligência.
  • Os aminoácidos do ovo e a vitamina B6 que contêm alguns alimentos como a soja melhoram o cérebro e o sistema nervoso.

  • Contra o envelhecimento.
  • Alimentos ricos em antioxidantes (tomate, frutas vermelhas, cenoura, frutas cítricas, cebola, espinafre, tomate, abacate, brócolis), já que combatem a ação dos radicais livres, que são moléculas que aceleram o processo de envelhecimento e são responsáveis por doenças de caráter degenerativo.

    Alimentos Que Potencializam o Nosso Corpo

  • Ganhar musculatura.
  • Combine alimentos ricos em cálcio e vitamina C, já que esta vitamina aumenta a absorção do mineral.

  • Fortalecer as nossas defesas.
  • Realizar o consumo habitual de alimentos como salmão, brócolis, alface, frutos secos ou óleo nos permitirá fortalecer o nosso sistema imunológico.

  • Reduzir o colesterol.
  • O colesterol é um grande inimigo para a nossa saúde, especialmente para o nosso coração, por isso é importante consumir alimentos ricos em ômega 3, ácido elágico e vitamina E. A combinação destas três substâncias nos ajudará a reduzir o colesterol do organismo.

    Leia também: “Para Que Servem os Alimentos Alcalinos?“.

  • Evite o cansaço.
  • Neste ponto, não podemos recomendar mais do que o consumo de alimentos ricos em ferro. Além disso, a vitamina C aumenta a absorção deste mineral tão importante.

  • Fortalecer os ossos.
  • O cálcio é essencial para a manutenção de ossos fortes e saudáveis. Além disso, devem ser acompanhados de vitamina D e magnésio que desempenham um papel importante na fixação de cálcio nos ossos.

  • Favorecer a digestão.
  • Fazer o consumo de fibra solúvel, assim como de alimentos ricos em cálcio e ferro nos permitirá ter digestões menos pesadas.

  • Prevenir o câncer.

Mais uma vez, os antioxidantes são essenciais para evitar a ocorrência de muitos tipos de câncer. Além disso, o ácido elágico (componente encontrado nas frutas vermelhas) favorece a ação da quercetina (maçãs), que é uma substância que protege as células saudáveis e ataca as cancerígenas.