Todos os minerais são essenciais para a formação de tecidos, síntese de hormônios e na maioria das reações químicas que têm lugar no interior do organismo. Especificamente, o magnésio é primordial para a absorção correta de cálcio e vitamina C, assim como para a transmissão dos impulsos nervosos, o equilíbrio do sistema nervoso central. Serve também para aumentar a secreção de bílis.

É considerado um anti-estresse natural, já que tem propriedades calmantes, relaxando os músculos e promovendo a transmissão nervosa. Por isso, costuma ser recomendado para combater o estresse, a ansiedade, a depressão, os tiques, as fobias ou mesmo a insônia. O magnésio se divide em nosso corpo em uma metade que se encontra nos ossos e em outra nos diferentes processos celulares de grande importância. O magnésio também tem funções anti-inflamatórias, cardio protetoras e de ativação de vitaminas, assim como de formação de estruturas ósseas, proteínas e anticorpos.

O magnésio é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente o coração, músculos e ossos, assim como o sistema nervoso, endócrino e digestivo. Por isso, é muito importante consumir alimentos ricos em magnésio. A dose diária recomendada oscilará em função da pessoa, mas poderíamos dizer que para os homens deve estar entre 300 e 350 miligramas por dia, 280 mg/dia para as mulheres (se estiverem grávidas essa quantidade deveria estar entre 320 e 350 mg/dia). A ausência ou deficiência de magnésio pode causar fraqueza muscular, fadiga, depressão, estresse, hipertensão, distúrbios menstruais e também aumenta o risco de sofrer acidentes cardiovasculares.

Alimentos Ricos em Magnésio

É necessário conhecer os alimentos que são ricos em magnésio. Nós vamos encontrá-lo tanto nos alimentos de origem vegetal como animal. As principais fontes de magnésio, vamos encontrar em frutos secos como amêndoas, amendoins. Também encontramos um elevado teor deste mineral nas frutas, vegetais, legumes ou no chocolate. Na tabela abaixo encontramos alguns dos alimentos mais conhecidos e que vão nos fornecer uma maior quantidade de magnésio. O teor é expresso em miligramas por cada 100 gramas de produto.

ALIMENTOSTEOR DE MAGNÉSIO
Amêndoas, amendoins250
Caramujos250
Grão de bico, feijão branco…150
Avelãs, pistaches, nozes…150
Milho120
Chocolate100
Pão integral91
Lentilhas78
Camarões76
Acelga76
Purê de batata69
Tâmaras59
Macarrão57
Chocolate com leite50
Espinafre50
Sardinha enlatada50
Amêijoas, berbigão…50
Gruyere, Emmental…50
Passas, ameixas…40
Coalhada de queijo Manchego39
Castanhas36
Ervilhas35
Lagostas34
Biscoitos32
Queijo Edam, manchego fresco…28
Feijão verde, fava…28
Batatas25
Coelho25
Dourado, tainha, merluza…23

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