O triptofano é um aminoácido que desempenha muitas funções para a saúde e, neste artigo, vamos nos concentrar em quais alimentos nos fornecem a maior quantidade de triptofano.

O Que é Triptofano?

O L-triptofano é um aminoácido que atua na formação das proteínas e que cumpre funções fundamentais para o correto funcionamento do organismo e do estado de ânimo.

Dito assim pode nos soar pouco, mas este aminoácido atua sobre a formação de serotonina (neurotransmissor que gera calma, serenidade e equilibra o estado de ânimo) e sobre a formação de melatonina (hormônio que permite ter um sono reparador).

Portanto, a falta de triptofano pode causar problemas de sono, apatia, fadiga, falta de concentração, entre outros.

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Alimentos Ricos em Triptofano:

Uma das formas de contar com este aminoácido no organismo é através de uma alimentação saudável e equilibrada. Em múltiplos alimentos você vai encontrar o triptofano como ovos, leite, frutos secos… A seguir te mostramos quais alimentos contêm maior quantidade para que você possa aumentar a sua ingestão:

  • Soja: 0,59 gramas.
  • Queijo: 0,4 gramas.
    Alimentos Ricos em Triptofano
  • Pistaches: 0,27 gramas.
  • Feijão Branco: 0,28 gramas.
  • Atum: 0,26 gramas.
  • Lentilhas: 0,22 gramas.
  • Salmão: 0,22 gramas.
  • Amêndoas: 0,21 gramas.
  • Avelãs: 0,19 gramas.
  • Ovo: 0,17 gramas.
  • Quinoa: 0,17 gramas.
  • Ostras: 0,11 gramas.

Suplemento Alimentar de Triptofano:

Às vezes, o triptofano que se obtém através da dieta alimentar não é suficiente para desfrutar de todos os benefícios que fornece este aminoácido. Nestes casos, uma das opções disponíveis é o uso de um complemento alimentar que contenha triptofano, magnésio e vitamina B6. Estes três ingredientes extras ajudam a diminuir o cansaço, a fadiga e que o sistema nervoso funcione corretamente.