Espirulina é um organismo que se desenvolve tanto em água doce como em água salgada. Esta bactéria, conhecida como ciano bactéria, geralmente refere-se a algas verde-azuladas e hoje vamos ver quais são os benefícios da Espirulina para a saúde.

Existem evidências de que os astecas já as utilizavam para a alimentação, mas tornou-se moda quando há décadas a NASA propôs o seu cultivo no espaço e utilização por parte dos astronautas.

A dose diária padrão de Espirulina é de 1 a 3 gramas, mas esta quantidade poderia aumentar para até 10 gramas por dia. Os benefícios para a saúde que oferece o seu consumo habitual são inúmeros:

1 – Espirulina é muito rica em nutrientes:
A realidade é que resulta incrível o quão nutritiva é Espirulina. Para termos uma ideia da sua riqueza em nutrientes, uma colher (7 gramas) de pó de Espirulina contém:

  • 4 gramas de proteína.
  • Vitamina B1 (tiamina): 11% da dose diária recomendada.
  • Vitamina B2 (riboflavina): 15% da dose diária recomendada.
  • Vitamina B3 (niacina): 4% da dose diária recomendada.
  • Cobre: 21% da dose diária recomendada.
  • Ferro: 11% da dose diária recomendada.

Também contêm importantes quantidades de magnésio, potássio e manganês, assim como pequenas quantidades de quase todos os nutrientes necessários para o organismo. E o melhor de tudo, é que, com apenas 20 calorias e 1,7 gramas de carboidratos digeríveis.

Benefícios da Espirulina

Na verdade, grama por grama, a Espirulina poderia ser considerada um dos alimentos mais nutritivos do planeta. E, por último, mas não menos importante, também inclui ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, enquanto que a qualidade da proteína é considerada excelente, parecida com a dos ovos.

2 – É um antioxidante poderoso e tem propriedades anti-inflamatórias
Como sabemos, o dano oxidativo pode danificar o nosso DNA e células, o que pode levar à inflamação crônica, que pode conduzir ao câncer e outras doenças. O principal ativo, conhecido como ficocianina, é o que lhe outorga essas poderosas propriedades antioxidantes, além lhe dar essa característica cor azul-esverdeada.

A Ficocianina pode combater os radicais livres e inibir a produção de moléculas de sinalização inflamatórias, fornecendo valiosos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

3 – Pode reduzir os níveis de colesterol ‘ruim’ e triglicérides. Muitos são os fatores de risco ligados a doenças cardíacas. No entanto, tem sido demonstrado que a Espirulina tem efeitos benéficos sobre a maior parte deles. Assim, ajuda a reduzir o colesterol total, colesterol ‘ruim’ e triglicérides, ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol bom.

4 – A Espirulina impede que o colesterol LDL (ruim) se oxide. As estruturas de gordura corporal também são susceptíveis ao dano oxidativo. Isto se conhece como a peroxidação lipídica, que é um fator chave no desenvolvimento de inúmeras doenças. Assim cobre tanta importância a Spirulina, já que é muito eficaz na redução deste processo prejudicial.

5 – Têm propriedades anticancerígenas, principalmente contra o câncer bucal.
Alguns estudos têm mostrado que a Espirulina poderia ter propriedades anticancerígenas. Em particular, tem se mostrado eficaz contra o câncer oral.
Como você pode ver, são muitos os benefícios da Spirulina para a saúde, por isso, se você ainda não tiver feito anime-se a experimentá-la.

Para conhecer mais sobre as algas, recomendamos a leitura do artigo “Por que Incluir Algas em Nossa Dieta?