Você conhece os benefícios da nectarina para a nossa saúde? Concebida como uma das frutas mais destacadas do verão e variante do pêssego se apresenta como um dos principais aliados do nosso organismo para regular a pressão arterial ou evitar a formação de cãibras musculares, você quer conhecer mais detalhes?

Origem da nectarina:

Não muito tempo atrás, os especialistas em nutrição consideravam que a nectarina era resultado de cruzamento entre o pêssego e a ameixa, mas nada está mais longe da realidade. Sabemos que o que hoje conhecemos como nectarina é o resultado das próprias mutações sofridas pela árvore produtora dos pêssegos.

Embora guardem muito diversas semelhanças em nível nutricional com pêssego, podemos encontrar notáveis diferenças físicas. Por exemplo, enquanto a pele da nectarina é mais fina e macia, a do pêssego se mostra visivelmente mais áspera.

Todas estas frutas compartilham de uma polpa carnuda, doce e muito suculenta, cujas tonalidades cromáticas variam dependendo do tipo de fruta a que nos referimos. Assim, podemos apreciar mais branca, compacta e doce, no caso da nectarina e da paraguaia, ou mais vermelho, macio ou alaranjado em outras variedades.

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Benefícios da Nectarina Para a Saúde

Quais benefícios tem a nectarina:

Tale como comentamos nas linhas anteriores, a melhor época para encontrar uma fruta como a nectarina é nos meses de verão, especialmente durante o mês de julho. Ideal para incluir em sobremesas, doces ou batidos, tomando um pedaço de nectarina com cerca de 100 gramas, estaremos contribuindo 49, 70 Kcal, 10, 20 gramas de açúcares, 10, 20 gramas de carboidratos, ou 0, 90 gramas de proteínas.

Entre os benefícios da nectarina se encontram:

Devido ao seu baixo teor de sódio, uma vez que apenas apresenta em sua composição nutricional 1 mg por cada 100 gramas de nectarina, esta fruta é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão ou aquelas que querem reduzir os níveis de colesterol.

Por outro lado, estudos oficiais realizados pela Sociedade Americana de Química, confirmam que a nectarina, juntamente com outras frutas como o pêssego, graças aos seus compostos bioativos é ideal para combater diabetes, obesidade e prevenir as doenças cardiovasculares.

No que diz respeito aos minerais presentes em sua composição, podemos destacar cerca de 10 mg de magnésio por cada 100 gramas de nectarina, que será essencial para fortalecer a nossa musculatura, evitar a formação de lesões quando nos propomos algum esforço físico ou, inclusive, cãibras musculares.

Igualmente interessante é a presença do zinco, que está envolvido na formação e a mineralização dos ossos, ajuda a evitar problemas da próstata e se encontra diretamente envolvido no estado da nossa pele, unhas e cabelo.

Outro mineral destacado na sua composição é o potássio, o qual está envolvido na produção das proteínas, aumentando a excitabilidade neuronal. Este é outro dos benefícios da nectarina, pois junto com o magnésio acima mencionado, contribui para o correto funcionamento neuronal e ajuda a regular a pressão sanguínea.

Por cada 100 gramas de nectarina, destacamos a presença de nada desprezíveis 2 gramas de fibra, essencial para melhorar nosso trânsito intestinal e, assim, combater os casos de prisão de ventre. Ao melhorar as funções do nosso sistema digestivo, podemos limpar o nosso organismo de toxinas desnecessárias.

Finalmente, podemos destacar a presença de muitas diferentes vitaminas como A para melhorar a nossa visão e pele, as do grupo B e a C, ideal para fortalecer nossas defesas contra qualquer ameaça externa e melhorar o funcionamento do nosso sistema imunológico.

O seu teor de ácido fólico faz com que esta fruta também possa ser benéfica para as mulheres grávidas ao evitar possíveis malformações fetais.

Leia também: “A importância do ácido fólico durante a gravidez“.

Que outros benefícios da nectarina para a saúde você adicionaria?