Uma fruta com efeito protetor dos antioxidantes e com poucas calorias. Sua temporada começa desde o início da primavera até o final do verão, por isso essas são as épocas ideais para desfrutar desta maravilhosa fruta. Vamos te mostrar as razões pelas quais você deveria incluir os damascos na sua dieta.

Calorias do Damasco

Quantas calorias tem o damasco? Dois damascos de tamanho médio (aproximadamente 100 gramas) têm cerca de 40 calorias.

Para se ter uma ideia, um biscoito oreo de 20 gramas tem 100 calorias. Ou seja, teríamos que ingerir 250 gramas de damascos para consumir as mesmas calorias do que com um biscoito oreo. E não há dúvida de que, do ponto de vista nutricional, um damasco é infinitamente melhor do que um biscoito oreo.

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Características Nutricionais dos Damascos

100 gramas de damascos contêm:

  • Carboidratos A maior parte das calorias dos damascos procede do seu teor de carboidratos. 100 gramas de damascos contêm aproximadamente 10 gramas de carboidratos, a maioria dos quais são açúcares.
  • FibraOs damascos são uma boa fonte de fibra, algo que é muito benéfico para a saúde intestinal e também ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Dois damascos de tamanho médio (100 gramas) fornecem aproximadamente 2 gramas de fibra, cerca de 8% da quantidade diária de fibra diária que precisamos.
    Benefícios dos Damascos Para a Nossa Saúde
  • Proteínas e Gorduras Os damascos são frutas com baixo teor tanto de gorduras como de proteínas.
  • Vitaminas Excelente fonte de vitamina A e carotenos, que são aquelas que lhe dão a cor entre alaranjado e amarelado. Estes compostos têm propriedades antioxidantes e são essenciais para a visão. A vitamina A é muito importante para manter as mucosas e a pele saudáveis. Contêm vitamina C, embora não em grandes quantidades (7 mg/100 g). A vitamina C é outro antioxidante natural que ajuda o corpo a lidar com as infecções.
  • Minerais Os damascos são uma fonte de minerais, como potássio, ferro, zinco, cálcio e manganês. O potássio é um mineral importante para o bom funcionamento do coração, que ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  • Boa Fonte de Taninos Os taninos são substâncias com uma importante função antioxidante, adstringente e anti-inflamatória. Muito recomendável para a mucosa intestinal.
  • Contém Ácido Oxálico Que pode formar oxalato de cálcio. Este aspecto é importante considerar, especialmente para aquelas pessoas que sofrem com frequência de cólicas nefríticas de oxalato de cálcio. Isso não significa que não podem comer damascos, mas devem controlar a quantidade que comem para não acumular um excesso de oxalato de cálcio.

Dicas Para Comprar e Conservar os Damascos

Os damascos podemos consumi-lo ao longo do ano, ja que vendidos secos (damascos secos), em conserva e, claro, também são usados para fazer geleias e marmeladas, embora seja verdade que, neste caso, suas propriedades nutricionais são totalmente diferentes.

O damasco se forem frescos deve ser colhido no ponto certo. As frutas devem ser ligeiramente macias. Se são muito firmes, não amadureceram nas árvores, e as frutas maduras nas árvores são sempre as melhores. Para poder desfrutar de todas as suas propriedades, escolha a fruta completamente madura.

Podemos guardá-los na geladeira, dentro de uma bolsa de plástico com furos para ventilar.