Um suplemento muito recorrido para perder peso, que nem dá bons resultados.

Os shakes de proteína são uma constante em muitas dietas. Alguns os usam para ganhar musculatura, mas outros também os usam, a fim de perder peso. Servem realmente para esse propósito? Leia o artigo e descubra mais a respeito.

Provavelmente mais de uma vez você já notou estes shakes de proteína em alguma casa de produtos alimentares ou em alguma loja de produtos esportivos. Normalmente, são utilizados como complemento para o treinamento esportivo, mas também existem muitas pessoas que os utilizam para perder peso. Isso é correto? Realmente vale a pena consumi-los para emagrecer? Bom, neste artigo você vai encontrar algumas considerações a respeito.

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Do que São Compostos e Para Que Servem os Shakes de Proteína?

Substitutos das refeições. Geralmente são utilizados para substituir uma refeição. A questão é que se torna complicado quando você tem que voltar a comer mais sólidos. Ou você se imagina tomando um shake com estas características por toda a vida? Se você chegar a substituir os carboidratos, o resultado pode ser fatal.

Ingredientes muito diferentes. Os shakes de proteína são feitos com pó de soja e soro de leite (whey), principalmente. Mas podem levar arroz e muitas outras coisas. Alguns, inclusive são puro carboidrato com um pouco de proteína e gordura. É preciso ler muito bem o rótulo nutricional.

Benefícios dos Shakes de Proteína

É um produto processado. Não é proteína de forma natural, direto da fonte, mas sim um produto industrial, processado, que tem acrescentado e que não está em seu estado mais puro. Isso sempre deve ser levado em conta.

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Se você vai tomá-los, escolha bem. Que seja sempre um shake que conte com, pelo menos, 50% de proteína dentro da sua composição. Caso contrário, você estará tomando uma bebida que não te fornecerá muito. Por isso mesmo é tão importante levar em conta esses detalhes.

Um adulto precisa de cerca de 45-60 gramas de proteína por dia. Mais do que isso, é excessivo e pode gerar algum dano no futuro, especialmente nos rins. Apenas os use se você treina adequadamente para ganhar massa muscular. Por esta razão, pense bem se é o que você precisa e, em qualquer caso, recorra diretamente para a “fonte original”: carnes brancas e vermelhas, laticínios, ovos, legumes e qualquer alimento não processado.