Realmente são tão ruins assim? Batatas, arroz, pão, macarrão, feijão, bananas e os biscoitos... Ou escutar nomear esses alimentos ou vê-los em seu prato quando você está de dieta, é como se te nomeassem o seu pior inimigo. Realmente são tão ruins os carboidratos? Os nutricionistas e os especialistas dizem que não. Saiba como você pode incluí-los em sua dieta sem sentir que a está traindo.

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Mito 1. Os carboidratos são as "farinhas".

Este é o primeiro mito que precisamos derrubar, porque não é inteiramente verdade. Embora seja verdade que a maioria das farinhas contém carboidratos, também se encontram nos doces, grãos (feijão, lentilha, milho) e cereais (como aveia). Além disso, também existem carboidratos em determinadas verduras frutas com alto teor de amidos e frutose (açúcar das frutas) como cenoura, maçã, banana, entre outros. E, inclusive, mesmo o leite e produtos lácteos contêm carboidratos.

Cinco Mitos Sobre os Carboidratos

Realmente podem ser tão ruins todos esses alimentos? Continue lendo para saber.

Mito 2. Os carboidratos engordam.

Não seja injusto! Quando você come, o seu corpo digere os carboidratos para obter açúcar, sua principal fonte de energia. Mas não pense que é o mesmo açúcar que adoça o seu café. O açúcar do corpo se chama glicose e é algo como um combustível.

Obviamente, os alimentos que fornecem açúcar e calorias ao seu corpo, devem ser consumidos com precaução. Mas isso não é justo rotular todos os carboidratos como alimentos que engordam ou culpá-los pelo nosso excesso de peso. Os culpados somos nós mesmos, pois não sabemos quais comer, em que quantidade e como.

Em primeiro lugar, é importante diferenciar os carboidratos "mais saudáveis" dos "menos saudáveis". Em segundo lugar, se você come uma grande quantidade de carboidratos, mas mantém uma vida sedentária, o que você acha que o corpo fará com a energia e as calorias extras? Obviamente acumulá-las! E em terceiro lugar, muitas vezes não são os carboidratos que engordam, mas como você os prepara e como os acompanha, como, por exemplo, as batatas fritas com ketchup ou bolo com creme doce por cima.

Mito 3. Não existem carboidratos saudáveis.

Falso! Infelizmente os carboidratos que mais conhecemos ou que mais costumamos comer, são os que menos benefícios trazem, pois apenas oferecem ao seu corpo açúcar e carecem de fibras e outros nutrientes. Estes são os carboidratos refinados, como farinha branca ou arroz branco, e o açúcar refinado e com o qual se preparam tantas sobremesas.

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Mas você pode escolher carboidratos "saudáveis". Estes são os carboidratos que são compostos principalmente de fibras, como grãos e cereais integrais, os vegetais e as frutas. A fibra é excelente para a saúde e também para a sua dieta, porque te proporciona uma sensação de saciedade que te impede de comer em excesso. Além disso, os alimentos integrais, assim como as frutas e verduras estão cheios de vitaminas e minerais muito benéficos para o seu corpo.

Leia também: "Como Funciona a Dieta Sem Carboidratos".

Mito 4. Se você deixar de comer carboidratos, emagrece imediatamente.

Isso pode ser verdade, mas não acontece exclusivamente com os carboidratos. Quando você deixa de comer qualquer alimento rico em calorias com segurança perderá peso. O mesmo acontece com as dietas de baixa gordura ou dietas vegetarianas, por exemplo.

Se você costuma comer uma grande quantidade de carboidratos habitualmente, ao eliminá-los completamente da sua dieta, seu corpo sentirá essa ausência e começará a buscar energia em outras fontes de reserva que existem em seu corpo, como a gordura acumulada. Como resultado, você vai perder peso. Mas... A que custo? O próximo mito te ajudará a compreender os riscos de deixar de comer carboidratos.

Mito 5. Deixar de comer carboidratos é saudável.

Tudo depende. Na verdade, comer carboidratos em excesso, ou comer apenas carboidratos refinados ou processados, ​​não é saudável, pois aumenta os níveis de açúcar no sangue mais rapidamente do que outros, e fornece calorias demais para o seu corpo que não queima e que as acumula fazendo com que você ganhe peso.

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Mas deixar de comer carboidratos completamente também não é. De acordo com o Instituto de Medicina, os carboidratos devem estar entre 45% e 60% ​​das calorias que você come todos os dias (entre 6 e 11 porções), para atender as necessidades nutricionais do seu corpo. Quando você deixa de receber essa quantidade, o seu corpo pode estar perdendo nutrientes e fibras que necessita para funcionar adequadamente, especialmente, pela limitação de frutas (que também são carboidratos) e isso poderia te causar problemas digestivos, como constipação.

Além disso, você sabia que os atletas têm uma dieta à base de carboidratos? Sim! Muitos atletas seguem uma dieta rica em carboidratos antes de uma competição de resistência, pois estes os preenchem com a energia de que necessitam para render ao máximo. Se os atletas fazem, deve ser porque não são tão ruins como muitos pensam, não é?